Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Comitiva da JICA visita Hospital Santa Cruz

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tarcila Zonaro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Os visitantes de Yokohama (Japão), América Latina e África conheceram as instalações do Hospital e a importância histórica na comunidade nikkei no Brasil

Na manhã de 21 de janeiro, o Hospital Santa Cruz recepcionou membros da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), tanto de Yokohama (Japão) quanto da América Latina e África: Dr. Satoshi Takeda, consultor médico na área de emergência e intensivista; Dr. Yusuke Ainoda, consultor médico na área de Infectologia; Sra. Yoko Ikeda, chefe do setor de Enfermagem; Sra. Miyuki Chiba, enfermeira, todos da JICA Yokohama; Sra. Aya Ogawa, consultora de saúde da JICA Guatemala; Sra. Ayumi Ogawa, consultora de saúde da JICA Panamá; Sra. Ayako Hirasawa, consultora de saúde JICA Honduras; Sra. Chie Hidaka, consultora de saúde da JICA Paraguai; Sra. Chie Yasutomi, consultora de saúde da JICA Quênia; Sr. Yusuke Mitsue, consultor de saúde da JICA Malauí; Sra. Akikou Nakamichi, consultora de saúde da JICA Gana; Sra. Miwa Nakajima, consultora de saúde da JICA Camarões; e Sra. Tomoko Miyazaki, consultora de saúde da JICA Brasil.

Os executivos foram recepcionados pela diretoria do Hospital Santa Cruz, no Auditório da Instituição. Na oportunidade, estavam presentes o Sr. Renato Ishikawa, presidente do HSC; o Sr. Mario Sato, primeiro diretor vice-presidente do HSC; o Dr. Koshiro Nishikuni, diretor do HSC e médico consultor da JICA; o Dr. Julio Yamano, diretor técnico; e o Sr. Tomohiro Yanagisawa, da área de Relações Institucionais.

Foi realizada uma apresentação sobre a trajetória do HSC em japonês e, em seguida, os representantes da JICA visitaram diversas áreas da Instituição, com foco no Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento, área de Hemodinâmica e, especialmente, o setor de Nutrição, onde puderam saborear o washoku: a verdadeira comida japonesa, que integra a dieta hospitalar do Hospital Santa Cruz.

Vale destacar que entre os meses de maio e junho de 2019, a JICA Yokohama e a Universidade de Kyushu apoiaram o treinamento de sete nutricionistas, de seis hospitais nikkeis, no Japão, entre elas a Sra. Solange Leal, supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do HSC. Essas profissionais participaram de um Estágio de Observação para acompanhar e aprimorar o trabalho de Nutrição em hospitais, com foco na culinária japonesa, e também nas ações de abordagem ao paciente, envolvimento com o corpo clínico e médico responsável, definição dos cardápios e adaptações para as patologias dos pacientes, fluxo de informações entre o profissional de nutrição e a cozinha, identificação das refeições, disposição e montagem dos pratos, além da verificação da aceitação das dietas, acompanhamento do desfecho clínico do paciente e sua relação com os alimentos consumidos.

Também tiveram contato com profissionais da área de Enfermagem, que estiveram no Centro Internacional JICA Yokohama, em maio de 2016, para um treinamento sobre o Programa 5S Kaizen, que se refere à organização do ambiente de trabalho e também à otimização das tarefas diárias de acordo com cinco critérios: Senso de Utilização (Seiri), Senso de Organização (Seiton), Senso de Limpeza (Seiso), Senso de Padronização (Seiketsu) e Senso de Disciplina (Shitsuke).

“Receber os representantes da JICA de diversos continentes, para conhecer o Hospital Santa Cruz, reforça nossa parceria e destaca a importância da Instituição para a comunidade nikkei e brasileira”, destaca o Sr. Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) é um órgão do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que oferece suporte para o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento. A JICA conta com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países e presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar