Brasil,

Robotização das instituições de saúde ajuda a potencializar a competitividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por Jesús Santiago*

Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia que consiste na implementação de software robôs para tornar os processos de rotina, como registros clínicos, históricos de pacientes e processamento de cadastro de fornecedores, mais eficientes. Com o auxílio dela, é possível prestar um atendimento médico otimizado e eficiente ao paciente, além de ser uma ótima oportunidade para potencializar a automação inteligente dos sistemas de saúde, abrindo espaço para a redução de desperdícios e aumento da eficiência dos hospitais e clínicas.

Para se ter uma ideia, aproximadamente 60% das tarefas manuais do setor podem ser automatizadas com o auxílio de RPA. Imagine um cenário onde erros derivados do cansaço ou estresse dos profissionais e trabalhos repetitivos são minimizados? Ao aderir à robótica, o setor de saúde tende a ganhar em diversas frentes, incluindo:

Histórico e registro de pacientes: a digitalização dos registros dos pacientes vincula seu passado ao atendimento atual (já registrado em formato digital), o que possibilita a consulta em tempo real por diferentes especialistas. Dessa forma, o acesso aos dados de atendimento médico é aprimorado, obtendo uma visão 360º das informações do paciente.

Telemedicina: um elemento importante para clínicas, sanatórios e hospitais é o treinamento de profissionais. Para isso, é necessário integrar ferramentas e softwares que garantam uma boa qualidade de transmissão combinada com a facilidade de uso, para que o foco do profissional seja o conteúdo, incluindo ensino, colaboração entre especialistas e aprendizado.

Gestão de compras: a centralização das informações em um sistema de gestão de documentos ajuda no gerenciamento de compras, contratos e fornecedores. Uma rotina automatizada que monitora todas as etapas, documentos necessários, como o orçamento e a congruência entre pedidos e faturas de fornecedores pode economizar tempo de resposta para as empresas, além de evitar erros humanos. Essas soluções são moldáveis e podem ser adaptadas conforme os requisitos da empresa.

Pedido de alta: o processo de admissão do paciente é iniciado a partir de um aplicativo móvel ou da Internet. Este formulário eletrônico coleta os principais dados do usuário em formato digital e depois é incluído em seus registros médicos. Assim inicia-se um processo sem papel, alimentando o sistema de gestão de documentos. Os dados do paciente podem ser analisados e, sob certos critérios, são automaticamente encaminhados para algum tipo de aprovação ou alerta.

Gestão de RH: existem ainda instituições cujos arquivos administrativos estão em pastas de papel. Porém, esses documentos podem ser digitalizados dentro de um sistema de gestão, limitando sua visualização apenas às pessoas autorizadas de Recursos Humanos, além de atualizar a documentação em tempo real conforme modificações (atestado médico para doença, nascimento de filhos, solicitação de férias). Essa solução não apenas centraliza todos os dados em um local acessível, como também os protege.

Sinalização Digital: o sistema de sinalização digital pode ser integrado a dois mundos necessários em um ambiente hospitalar: a alocação de turnos dos funcionários e a comunicação sobre campanhas de cuidados preventivos, ações institucionais e/ou publicidade de algum parceiro. A principal vantagem deste sistema é o gerenciamento centralizado por um painel de controle, de cada uma das telas e, por sua vez, a fácil individualização.

Em resumo, nesta era digital, a tecnologia RPA é a resposta para aumentar a eficiência e valorizar a experiência dos pacientes por meio da aplicação da automação robótica de processos. Quem não acompanhar esta inovação, irá perder espaço e competitividade.

Jesús Santiago é vice-presidente de Office Solutions da Ricoh Latin America*


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar