Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pacientes recorrem ao Doutor Google e colocam saúde em risco

Substituir a consulta médica por pesquisas na internet pode atrasar diagnósticos, agravar doenças e até mesmo impossibilitar tratamentos

O resultado de um exame nas mãos e uma pesquisa rápida na internet são uma combinação que pode parecer inofensiva, mas não é. Muitos pacientes deixam de levar ao médico os resultados dos exames por entenderem, por meio de pesquisas na rede, que está tudo bem com a sua saúde. Outros, ainda, chegam ao ponto de, por conta própria, seguir investigando e, a partir das alterações apontadas nos exames, partem para a automedicação.

"Hoje em dia, a internet traz respostas para tudo, mas nem sempre as respostas são as mais adequadas ou compatíveis com aquele paciente ou aquela situação. O médico, conhecendo o histórico do paciente e o resultado de todos os exames, será a única pessoa que poderá analisar e interpretar os resultados de maneira adequada", explica o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico especializado em doenças do peritônio.

O especialista revela o caso de um paciente, que deveria ter ido ao seu consultório, após a realização de um exame de tomografia, no qual foi diagnosticado um tumor. Mas, ao invés disso, decidiu seguir por conta própria.

"Através de informações obtidas na internet, ele entendeu que precisaria realizar um outro exame para confirmar o diagnóstico de câncer, chamado Pet-Scan, mas este trouxe um resultado, que também através da internet, ele entendeu ser negativo. Com estas pesquisas, o paciente entendeu que não estava doente e, portanto, que não precisaria mais levar os exames a um cirurgião oncológico, pois estava tudo bem com a sua saúde. Mas não estava. Seis meses depois e um câncer já em estado bastante avançado, com 15 quilos a menos, ele havia perdido a chance de realizar alguns tratamentos que seis meses antes poderiam ter sido bastante eficientes", explica.

Este caso é um exemplo de como o Doutor Google pode ser extremamente perigoso, levando uma pessoa leiga a equívocos que podem lhes custar a vida. Ao esconder diagnósticos importantes, o início de um tratamento é atrasado, reduzindo, inclusive, as chances de cura de uma doença grave. Em outras situações, pessoas podem realizar tratamentos para um problema, quando na realidade o seu caso é outro.

É também importante, ao fazer uma pesquisa, observar os sites visitados. Na área da saúde, dar sempre preferência àqueles pertencentes a entidades médicas, instituições de ensino, órgãos governamentais, empresas jornalísticas sérias e outros que tenham credibilidade comprovada.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS