Conheça os benefícios da alimentação sem glúten

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Braggion
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Segundo a Fenacelbra, cerca de dois milhões de brasileiros têm a doença conhecida como celíaca

Acordar, jogar uma água no rosto, preparar o café e comprar aquele pãozinho quentinho e crocante, está incluído na rotina matinal de milhares de brasileiros que nasceram, cresceram e hoje vivem começando o dia da mesma forma. Mas o que muitos não sabem é que isso pode ser uma inconveniência muito grave para as pessoas que sofrem da doença celíaca.

A doença celíaca ou intolerância ao glúten é uma doença intestinal que não possui um padrão de apresentação clínica, o que torna o seu diagnóstico um dos mais difíceis do mundo. Segundo dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), cerca de dois milhões de brasileiros sofrem da doença.

Hoje a enfermidade apresenta uma predisposição genética na maioria das pessoas que desenvolvem a intolerância ao glúten e, apesar do número alto de acometidos, ainda não há uma maneira exata de impedir o aparecimento do distúrbio. Desta forma, o histórico familiar se tornou essencial para ajudar no diagnóstico precoce e desenvolver dietas para evitar possíveis lesões no intestino.

Já existem marcas que oferecem produtos e alimentos que não possuem glúten, ajudando na hora de elaborar uma dieta para quem sofre da doença. A Uni Alimentos - empresa que comercializa snacks saudáveis -, por exemplo, oferece hoje, uma linha completa de alimentos sem a proteína. Vagner Gomes, CEO e fundador da marca, conta que “antenado às necessidades da sociedade, aliado a seguridade, sabor e praticidade”, conseguiu trazer aos seus consumidores, produtos reais e com ausência total do glúten.

Rafaella Oliveira, engenheira de alimentos na Uni Alimentos, explica que a linha sem glúten feita na empresa, contribuem para as pessoas celíacas. “Aqueles sintomas de gases, ânsia de vômito e até diarreia, causados por alimentos com glúten, são evitados com uma dieta e uma alimentação sem glúten. Todos os produtos fabricados na Uni possuem essa restrição”.

Biscoitos de polvilho, de coco, de canela, de parmegiana, tapiocas tradicionais, tapiocas de espinafre, chips de mandioca e chips de batata-doce, fazem parte da atual linha de produtos sem glúten da Uni Alimentos. Hoje, os produtos já podem ser encontrados por meio do próprio site da FENALCEBRA, e de e-commerces, como por exemplo o portal unidune.com.br.

“A linha de snacks e alimentos fabricados na Uni Alimentos é uma forma legal para quem está tentando não realizar uma mudança radical na alimentação sem glúten. A tapioca se assemelha ao pão, algo que faz parte do cardápio de muitos brasileiros e deixa a dieta menos radical. Mesmo assim, o ideal na hora de fazer qualquer dieta, é procurar uma nutricionista”, conclui a engenheira.