Brasil,

Apneia do Sono e a Obesidade Como Fator de Risco Reversível

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

São diversos os Fatores que contribuem para a Apneia do Sono, mas um dos principais e também o único que é Reversível é a Obesidade!

Muitas vezes sem perceber, a pessoa passa suas noites de sono intercalando roncos barulhentos com ruídos e interrupções na respiração, que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos, diminuindo assim a concentração de oxigênio no sangue.

Estamos falando da Apneia do Sono, uma doença crônica, evolutiva em que há uma obstrução que pode ser total ou parcial das vias respiratórias. Esta interrupção colapsa as vias aéreas, fazendo com que a respiração pare, impedindo assim, que o ar chegue até os pulmões.

Além dos incômodos citados acima, outros sintomas podem ocorrer em portadores da apneia do sono, como sentir-se fadigado ou sentir sono durante o dia, ter dores de cabeça, perda de memória, alterações no humor, dificuldade de concentração, irritabilidade, diminuição do desejo sexual.

Isso corre principalmente porque o sono deste indivíduo, embora ele não perceba na maioria das vezes, é interrompido diversas vezes durante a noite.

Além disso, a apneia do sono também está associada ao aumento do risco da hipertensão, insuficiência e arritmias cardíacas, diabetes, derrames e outras doenças.

A apneia do sono é mais comum em homens e em pessoas mais velhas. Em mulheres, costuma ocorrer durante a menopausa. Ela acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial e mais de 80% dela, por não saber o diagnóstico, vive sem o tratamento.

Diversos fatores contribuem para que aconteça a Apneia do Sono e entre eles:

- O formato da cabeça e pescoço resultar em um espaço menor para passagem de ar na boca e garganta.
- Os músculos da garganta e da língua relaxarem mais do que o normal.
- As amídalas e adenoides grandes.
- Dormir de barriga para cima ,
- Consumo de bebidas alcóolicas em excesso; Tabagismo; Uso de remédios para dormir.

Enfim, são diversos os fatores que contribuem para a apneia do sono, mas um dos principais e também o único que é reversível é a obesidade, visto que cerca de 70% dos que sofrem desta síndrome são obesos, explica a Dra. Bruna Marisa, médica endocrinologista, especialista em emagrecimento e que acompanha diversos casos de apneia do sono em seu consultório.

Ela diz que a obesidade faz com que o excesso de tecido mole na garganta dificulte mantê-la aberta e explica que perder peso reverte totalmente este quadro.

Sabemos que a obesidade já atinge 38% da população mundial. Em um estudo realizado no Laboratório de sono do Hospital Português em Salvador, Bahia, os indivíduos apresentaram-se com sobrepeso (38,4%) e obesidade (36,3%), e esses valores demostraram forte relação com a gravidade da apneia do sono, sendo que na medida que se aumentava o IMC, aumentava a gravidade do problema.

Vale ressaltar que o aumento da gordura corporal é o único fator reversível para a SAHOS – Síndrome da Apneia e Hipoapneia Obstrutiva do Sono.

Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. O diagnóstico deve começar com o próprio indivíduo e seu parceiro de cama, verificando sinais de tudo que já falamos aqui. Havendo sinais, ele deve procurar um especialista que fará um exame chamado polissonografia, que verificará a qualidade do sono.

Este exame é feito em clínica, onde o paciente passa a noite ligado a um aparelho que verifica a oxigenação do sangue, os batimentos cardíacos, a atividade cerebral, a respiração e o movimento dos olhos.

TRATAMENTO:

Como já dito, a Apneia do Sono é uma doença crônica e evolutiva. O tratamento mais comum é o uso do CPAP, um aparelho, que empurra o ar para as vias aéreas facilitando a respiração e melhorando a qualidade do sono.

Outro método utilização é a Cirurgia, que é feita quando não há melhoras com o uso de CPAP. Esta cirurgia visa o estreitamento ou obstrução do ar nas vias respiratórias, corrigir as deformidades na mandíbula ou fazer a colocação de implantes.

Ainda assim, não existe um procedimento que possa resolver todas as necessidades do indivíduo e, muitas vezes, a combinação de cirurgias passa a ser a melhor forma de tratamento.

Dra. Bruna Marisa termina concluindo: “- Pessoas que sofrem de apneia do sono devem cortar imediatamente o tabagismo e o álcool, além de algumas drogas sedativas como os benzodiazepínicos, barbitúricos e narcóticos, adotar um estilo de vida saudável que interaja com uma atividade física e uma alimentação balanceada e principalmente: Perder Peso.

Lembramos que a obesidade promove riscos ao indivíduo, podendo desenvolver doenças crônicas como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e a própria Síndrome da Apneia Obstrutiva do sono. Então, quanto a perda de peso, um endocrinologista pode te auxiliar. O Restante do tratamento é feito pelo Pneumologista, pra fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Dra Bruna Marisa é médica, pós graduada em Endocrinologia, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, atua na área de Medicina Esportiva, Ortomolecular e é Especialista em Emagrecimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar