Brasil,

Corrida na areia: 8 dicas para melhorar o seu desempenho e evitar lesões

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Prática, que auxilia no fortalecimento e emagrecimento exige cuidados específicos, já que exige mais do corpo

Com as altas temperaturas, não tem nada melhor do que correr na praia, não é mesmo? A prática da corrida em diferentes terrenos faz parte da formação de um bom corredor, mas, apesar dos grandes benefícios como aumento da resistência, é preciso tomar cuidados extras para evitar lesões e aproveitar ao máximo o treino à beira-mar.

Inicialmente, é de suma importância entender que toda vez que aplicamos uma força em um solo, ele vai aplicar outra de volta – isso se chama FRS (força de reação no solo) e implica nos efeitos das forças internas e externas durante a locomoção. A areia tem um menor impacto no pé pois a FRS é minimizada, mas não como possui o impulso do solo duro como a esteira ou asfalto, pedindo mais energia. Mas isso não é tudo o que você precisa saber antes de treinar na areia. Veja a seguir, algumas dicas:

-Descalço ou com tênis? Correr descalço na areia fofa estimula a aterrissagem com o antepé, mas o uso do calçado diminui o risco de entorse e previne lesões com objetos na areia como lixo ou até mesmo conchas e ouriço-do-mar.

- Se você não costuma correr na praia, comece na areia molhada, passe para a areia batida e depois então para a fofa. O solo duro se assemelha às ruas.

- A areia fortalece as articulações e os músculos, pois exige potência e esforço maiores, principalmente da panturrilha e glúteos, que são os responsáveis pela impulsão do corpo para frente. A irregularidade estimula mais os proprioceptores (mecanismos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos) do que a prática em terrenos planos, além de aumentar a resistência cardiorrespiratória, mas não se deve treinar em locais inclinados para não sobrecarregar um lado do corpo.

- Não corra em seu tempo habitual, a areia exige mais, então maneire na intensidade para não sobrecarregar as articulações.

- Em praias com terreno fofo, diminua a amplitude das passadas quando afundar o pé na areia, fazendo apoio na parte medial dos pés com o objetivo de joga-los para trás.

- Depois da pisada, puxe a perna para cima com o quadril, se deslocando com menos energia e colocando menos força.

- Mantenha o abdômen contraído, o tronco alinhado e os ombros relaxados mesmo quando for solicitada a força dos braços para impulsionar o corpo à frente.

- Não se esqueça de se hidratar! Com um gasto energético maior, o corpo perde mais água, o coco é uma boa pedida.

*Dr. Leandro Gregorut é Ortopedista, especialista em joelho, ombro e cotovelo, na Clínica MOVITÉ e no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Medicina Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Já atuou como médico da seleção brasileira de handebol.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar