Brasil,

Cuidados com a alimentação são essenciais para uma boca saudável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Stern
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Erosões dentais e irritações nas mucosas podem ser evitadas com um cardápio balanceado

A correria da vida moderna e uma alimentação desregrada já são velhos inimigos para uma vida saudável. No âmbito da saúde bucal, colaboram para essa condição a ingestão de alimentos ácidos e industrializados - os principais agentes de erosões dentais e outras doenças bucais.

A erosão dental (ou biocorrosão) pode ser compreendida como a dissolução do esmalte dental, causando alteração da coloração do dente e hipersensibilidade ao frio. Bebidas alcoólicas ou escuras, como café e alguns refrigerantes, assim como carboidratos, são alguns dos alimentos que podem causar essas complicações se ingeridos excessivamente. Isso, associado à escovação intensa com escovas de cerdas duras, pode agravar ainda mais o problema pelo aumento da fricção do ácido com os dentes.

Camillo Anauate Netto, conselheiro suplente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), aponta bebidas como vodca e vinhos como coadjuvantes do problema. Pelo pH ácido e alto teor alcoólico, a ingestão exagerada inibe a salivação, intensificando os processos ácidos que induzem a biocorrosão. Além do desgaste, o álcool também é responsável por outras doenças bucais.

“O álcool pode irritar as mucosas da boca. Seu consumo abusivo pode causar alterações celulares nestes tecidos moles bucais e aumentar a predisposição a doenças cancerizáveis na boca e garganta”, explica.

Frutas ácidas, como kiwi, limão, laranja, também podem causar erosão dental. “Quando se morde ou se chupa uma fruta cítrica aumentamos o seu poder de corrosão da estrutura dental por conta da fricção mecânica contra os dentes. Sucos dessas frutas também podem prejudicar, a dica é tomá-los com canudo (biodegradável) para minimizar o contato com os dentes”, explica o especialista.

Café e carboidratos

O café, um favorito dos brasileiros, é outra bebida que pode prejudicar o nosso sorriso. Segundo o especialista, o líquido tem poder corante das estruturas dentais quando consumido com muita frequência. “O café pode pigmentar as estruturas dentais e restaurações de resina. Porém estes pigmentos normalmente são removidos com uma profilaxia profissional”, comenta Netto.

Já alimentos ricos em carboidratos contribuem para problemas como cáries e degradação do esmalte e dentina. “Carboidratos fermentáveis também produzem ácidos e podem prejudicar quando a higienização dental não é realizada com eficácia e frequência recomendadas”, diz Netto.

Cuidados com a higiene bucal podem prevenir a maioria dos problemas bucais, principalmente os provenientes da alimentação. Para evitar a erosão dental, o cirurgião-dentista recomenda que a escovação seja realizada cerca de 20 a 30 minutos após a refeição, período necessário para que o teor ácido bucal se estabilize.

Primeiros dentes

A partir do irrompimento dos primeiros dentes da criança, é importante que cuidados com a saúde bucal entrem na rotina da família. Lara Motta, cirurgiã-dentista integrante da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROSP indica que alimentos com consistências diferentes sejam introduzidos no cardápio do pequeno gradativamente.

“As frutas e legumes, além dos nutrientes, também colaboram com o desenvolvimento da mastigação, quando oferecidos em pedacinhos, para exercitar os músculos mastigatórios e estimular as papilas gustativas com a variedade de alimentos”, explica a profissional.

Frutas e verduras frescas são as principais fontes de fibra na alimentação. Esses alimentos aumentam a salivação, que funciona como uma defesa natural contra cáries por limpar os restos de comida e neutralizar os ácidos que atacam os dentes. Pera, cenoura, maçã e o aipo, por exemplo, também ajudam a remover a placa bacteriana dos dentes e a refrescar o hálito.

Uma atenção especial à alimentação dos filhos também é importante para evitar lesões de cáries e acúmulo de placa. “Os alimentos ultraprocessados e industrializados devem ser evitados. Além da composição nutricional, a consistência pegajosa e a presença de açúcar prejudicam o bom desenvolvimento da dentição”, comenta Lara.

Ainda em relação á alimentos açucarados, a cirurgiã-dentista aconselha que o açúcar só deva ser oferecido à criança após os dois anos de idade, se baseando em um consenso da comunidade pediátrica e odontopediátrica sobre os cuidados nos mil primeiros dias da criança (período gestacional, primeiro e segundo ano de idade).

Troca da dentição

Na época da troca dos dentes de leite pelos permanentes, a higiene bucal merece atenção especial. De acordo com a profissional, o primeiro molar permanente irrompe sem que um dente de leite antecessor tenha caído. Por isso, muitas vezes os responsáveis não sabem que já é permanente, aumentando a importância de uma boa higiene bucal.

Em todo o caso, para garantir a manutenção da saúde bucal, após a erupção do primeiro dente, aliada à dieta saudável deve-se estabelecer o hábito regular da higiene bucal, com escovação, fio dental e pasta de dentes com flúor.

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações:  www.crosp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar