Brasil,

Lilian Macri vê retrocesso na nova política de prevenção à gravidez na adolescência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Crizane Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Educadora acredita que a nova política fere o direito dos jovens e adolescentes.

No início de janeiro foi noticiado por diversos meios de comunicação que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pretende implantar como política de prevenção à gravidez na adolescência a abstinência sexual, baseada no movimento “Eu escolhi esperar”, criado pelo pastor Nelson Neto Jr. O movimento defende que jovens cristãos esperem o casamento para terem relações sexuais.

Para a médica e educadora em sexualidade Lilian Macri, a nova política vai contra todas as evidências científicas e recomendações de órgãos competentes como UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, OMS – Organização Mundial da Saúde e o ECA – Conselho da Criança e do Adolescente.

“Abstinência é uma escolha pessoal que só pode ser tomada por pessoas com autonomia para tal, isto é, que sabem de possibilidades e riscos de uma vida sexual ativa. Para fazer tal escolha nossos jovens precisam ter acesso a um espaço que fale sobre métodos anticoncepcionais, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, prós e contras de uma vida sexualmente ativa, entre outros. Além disso, a educação em sexualidade serve para discussão de uma série de outros assuntos como consentimento, prevenção de abuso sexual, prevenção de violência de gênero, modelos de masculinidade que é fundamental num país onde homens jovens morrem muito mais em situações de violência na rua e mulheres dentro de casa, trabalhar respeito à diversidade, o Brasil é o país que em números absolutos mais mata, pessoas LGBTQ+ no mundo”, argumenta à educadora.

Macri cita ainda que: como referência científica importante sobre o assunto, existe uma revisão de trabalhos publicados em 2017, na Journal of Adolescent Health, onde se coloca que os modelos de educação baseados na abstinência ferem, inclusive, os Direitos Humanos que definem que todo o indivíduo para tomar atitudes com autonomia precisa ter acesso ao conhecimento ético e científico.

“Além disso, hoje precisamos pensar em “juventudes”, pois temos grupos de jovens em diferentes realidades e que iniciam a vida sexual por diferentes motivos. É importante lembrar que segundo dados da UNICEF 2018, 60% da população de jovens e crianças no Brasil estão em situação de pobreza”, conta.

A médica acredita que para vivenciar a cidadania de forma ativa e ética no dia a dia, o individuo, depende também do conhecimento de si mesmo de forma completa, de suas possibilidades e de seus limites necessários para fazer escolhas e ter práticas de vida saudáveis. Deste conhecimento fazem parte todos os componentes que formam o ser humano, inclusive a sexualidade.

Todo processo educativo precisa seguir critérios estudados e sempre que possível, embasados em conhecimento científico.

“A atitude do Ministério é tendenciosa, baseada em valores morais que não correspondem aos valores éticos que devem ser praticados em benefício da nossa população e fere os direitos de nossas crianças e adolescentes, os colocando em maior situação de vulnerabilidade. Para mim, é simplesmente um retrocesso no caminho de nossa juventude”, lamenta Macri.

Sobre Lilian Macri

Mãe, médica (CRM 99193), pós-graduada em sexualidade pela Universidade de São Paulo, em educação em sexualidade pela UNISAL e especialista em terapia sexual pela SBRASH.

Autora do livro "Mamãe, o que é sexo? Vem que eu te ajudo com a resposta!", com a proposta de sanar dúvidas, esclarecer o papel da família e da escola, alertar sobre a prevenção de abuso sexual infantil e ajudar pais e educadores, através de uma metodologia, desenvolver uma educação em sexualidade sadia e eficiente.

Atua como colaboradora do Projeto Afrodite da UNIFESP, no ambulatório de disfunções sexuais femininas. Atende em seu consultório e ministra palestra sobre sexualidade pelo país, com foco em orientação de famílias e educadores sobre a sexualidade infantil.

É idealizadora do Método Educando para a Vida, que visa à inclusão da família e da escola na construção de valores éticos com os filhos/alunos, priorizando a humanização das relações e pessoas envolvidas. A ideia é trabalhar os três pilares: família, escola e filhos/aluno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar