Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uso de tabaco e álcool são principais fatores de risco para experimentação e uso de drogas

As maiores prevalências de associações com uso de drogas são tabagismo, etilismo, relacionamento parental conflituoso, escolas públicas e não participar de religião. Esse é um dos resultados de pesquisa publicada pela revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A pesquisa verificou ainda a associação do uso de drogas com distúrbios psiquiátricos, ambientes urbanos, maior escolaridade materna, ausência ou limitada supervisão parental dos filhos, experiências com episódios de agressão e vida sexual ativa.

O artigo, realizado com o objetivo de conhecer as características dos estudantes que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas, identificando os fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas e verificando as possíveis estratégias perante esse quadro, concluiu que, diante da diversidade de associações encontradas, ações isoladas de prevenção do consumo e promoção à saúde dificilmente terão o impacto desejado, sendo necessária uma abordagem multifacetada que envolva o ambiente escolar, familiar e social dos adolescentes.

A escola, nesse contexto, é apontada, pelos autores do trabalho, como campo de ação ideal para a implementação de práticas preventivas, desde que com maior comprometimento e participação financeira dos setores público e privado, principalmente em relação ao uso de álcool e tabaco, que se mostraram como os principais fatores de risco para experimentação e uso de drogas ilícitas.

O estudo é uma revisão de 15 artigos encontrados em bases de dados pré-determinadas utilizando-se dos descritores estudantes e drogas ilícitas cruzados selecionados através de critérios pré-definidos de inclusão e exclusão. A partir dos dados tabulados foram feitas análise descritiva e qualitativa dos fatores levantados e análise qualitativa dos resultados dos artigos.

O artigo “Uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes: uma revisão narrativa”, de autoria de Camila Teixeira Campos, Danilo Ramos, Rubens José Loureiro e Yago Abreu de Oliveira, pode ser acessado na íntegra e gratuitamente em https://doi.org/10.26432/10.26432/1809-3019.2019.64.3.237


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS