Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conhecimento e identificação de variações anatômicas hepáticas evita diagnósticos patológicos errôneos

Tendo em vista que as principais variações morfológicas do fígado têm seu diagnóstico geralmente incidental e feito por imagem e que algumas delas podem ser reveladas por lesões e complicações durante atos operatórios e outras por simularem patologias, pesquisa publicada na revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo buscou descrever e representar com imagens essas variações anatômicas, para melhor identificação pelos profissionais da área.

A pesquisa concluiu que o adequado conhecimento e a identificação das variações anatômicas hepáticas, em estudos diagnósticos, são de suma importância no intuito de evitar diagnósticos patológicos errôneos, bem como desempenha importante papel no auxílio ao planejamento das diversas abordagens cirúrgicas, reduzindo o risco de lesões iatrogênicas.

No artigo, por meio de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, foram descritas cada variação, demonstrando as características radiológicas que auxiliam no diagnóstico. Foram assim abordadas as principais variações hepáticas (lobo de Riedel, processo papilar, hipoplasia e alongamento lateral do lobo esquerdo e agenesia lobar) com suas respectivas descrições.

O artigo, intitulado “Variações anatômicas da morfologia hepática em diagnóstico por imagem”, de Juliana Holanda de Gauw, Lucas Novais Bomfim, Cícera Fabrícia Simplício Gonçalves, Antônio Djalma Souza Júnior, Laís Dantas Rodrigues, Blensten Hausten Harley Souza Neves e Yolanda Lopes de Andrade Barros, pode ser acessado gratuitamente, na íntegra, em https://doi.org/10.26432/10.26432/1809-3019.2019.64.3.233.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS