Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo reduz custos com iniciativa para uso racional de antibióticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Sales
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Segundo relatório divulgado pelo International Association of Geophysical Contractors (IAGC) , doenças causadas por germes resistentes a antimicrobianos podem causar 10 milhões de mortes por ano até 2050. Assim, intervenções destinadas a estimular o bom uso desses medicamentos são cada vez mais necessárias e é um dos objetivos do Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo . O modelo de gestão aplicado ao projeto permitiu que a instituição alcançasse uma redução de 12% no gasto com antibióticos no período de janeiro de 2017 até julho de 2018 e diminuiu drasticamente a infecção por bactérias multirresistentes.

A utilização adequada desta classe de medicamentos protege o paciente de eventos adversos a eles relacionados, trata de maneira eficaz as infecções, reduz risco de infecção por outras bactérias resistentes, diminui custos e o tempo de permanência do paciente no hospital. "Esse programa, que inclui uma série de estratégias específicas, mostra o quanto a instituição incentiva e está comprometida com o uso racional de antibióticos e investe no processo assistencial, na atuação de equipes multiprofissionais e na educação do corpo clínico. Estamos engajados em trazer sempre benefícios reais para o paciente", afirma Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP.

O programa da BP visa garantir o efeito farmacoterapêutico máximo dos antimicrobianos, reduzir a ocorrência de eventos adversos dos medicamentos nos pacientes, prevenir a seleção e a disseminação de microrganismos resistentes e diminuir os custos da assistência. Dentre as estratégias utilizadas, o programa inclui ações como a revisão da prescrição de antimicrobianos pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH); educação permanente da equipe multidisciplinar com o intuito de conscientizar os profissionais sobre o uso correto de antimicrobianos por meio de aulas, participação dos médicos do SCIH em visitas multiprofissionais, discussões, seminários e treinamentos, auditoria com intervenção direta, feedback para o médico e atuação do SCIH na elaboração de protocolos clínicos para terapia antimicrobiana. "O uso indiscriminado de antibióticos torna o resultado do tratamento ineficaz. Por meio de ações organizadas e educativas é possível otimizar a prescrição e determinar a melhor alternativa de tratamento para o paciente", conclui o executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar