Extrato bruto de alho e antibióticos combinados combatem Escherichia coli
Artigo é publicado na Revista Arquivos Médicos da FCM/Santa Casa
Artigo publicado na Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo teve como objetivo avaliar a susceptibilidade in vitro de cepas de Escherichia coli, grupo de bactérias que residem normalmente no intestino de pessoas saudáveis, mas podem causar infecção no trato digestivo, trato urinário ou muitas outras partes do corpo, ao extrato bruto (EB) de Allium sativum (alho) e sua associação com antibióticos Meropenem e Imipenem, indicados para combater infecções graves, constatando os impactos dessa associação medicamentosa na inibição do crescimento delas.
Constatou-se desempenho superior das combinações do EB de alho com os discos dos antibióticos (Imipenem e Meromepenem) comparado aos dos discos dos antibióticos isolados e do EB isolado.
Cepas de E. coli obtidas de amostras provenientes do laboratório central do Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foram semeadas em placas de ágar Müeller-Hinton pelo método de Kirby-Bauer e incubadas por 48 horas. Avaliou-se então a suscetibilidade aos antimicrobianos (Meropenem e Imipenem) e ao extrato bruto de A. sativum (EB), líquido obtido por compressão mecânica dos bulbos de alho; e à combinação destes antibióticos associados ao EB nas cepas de E. coli.
Foram aferidos os halos de inibição formados segundo os critérios do CLSI vigentes e comparadas as atividades em relação à associação com o EB. Comparou-se o desempenho dos antibióticos isolados, do EB isolado e das associações dos antibióticos com o EB empregando-se o teste estatístico de Wilcoxon.
O artigo, intitulado “Avaliação in vitro da associação medicamentosa de extrato bruto de Allium sativum L. (alho) com Imipenem e Meropenem frente a cepas sensíveis de Escherichia coli”, de autoria de Fabio Carramão Narimatsu, Sônia Maria Rolim Rosa Lima, Suely Mitoi Ykko Ueda, Silvia da Silva Carramão e Maria Thereza Gamberini, pode ser acessado, na íntegra, gratuitamente, em https://doi.org/10.26432/1809-3019.2019.64.3.179
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário