Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Taxas de lesões do CrossFit® são comparáveis às de outros esportes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa foi apresentada na FCM/Santa Casa

As taxas de lesões do CrossFit® são comparáveis às de outros esportes recreativos ou competitivos, e as lesões mostram um perfil semelhante ao levantamento de peso, powerlifting (levantamento básico), musculação, ginástica olímpica e corrida, que têm uma taxa de incidência de lesões próxima à metade do futebol.

Essa é a conclusão da pesquisa CROSSFIT® NO BRASIL: O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PRATICANTE, de JAN WILLEM CERF SPREY, dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para obtenção do Título de Mestre em Ciências da Saúde, sob orientação do Prof. Dr. Claudio Santili

O pesquisador explica que o CrossFIt® é um programa de condicionamento físico humano e exercícios físicos que envolve treinamento de resistência, voltado para o desempenho atlético, que vem ganhando reconhecimento e interesse crescente dentre a população fisicamente ativa.

No Brasil existiam em 2015, cerca de 440 academias e ginásios de CrossFit® afiliados, totalizando aproximadamente 40 mil atletas. Hoje este número é superior a 1200 ginásios, ultrapassando 150 mil praticantes.

Segundo o autor, até a data do trabalho, em 2019, não havia nenhum estudo epidemiológico sobre praticantes de CrossFit® no Brasil.

O objetivo foi investigar o perfil dos atletas ou alunos regulares de academias e ginásios de CrossFit® no Brasil, seu histórico em relação às atividades esportivas, sua rotina de treinos, seus hábitos e a incidência de lesões durante essa prática.

O estudo transversal foi baseado em um questionário direcionado para praticantes de CrossFit® em diversas academias especializadas no Brasil. As informações foram coletadas de maio de 2015 a julho de 2015 por meio de um questionário eletrônico criado.

O questionário incluiu dados demográficos como idade, sexo, grau de sedentarismo no trabalho, histórico de prática esportiva prévia ao início do CrossFit®, rotina de treinamento atual, prática de outras atividades esportivas concomitantes, acompanhamento profissional e se sofreram algum tipo de lesão durante a prática do CrossFit®.

Foram obtidas 622 respostas, sendo que 566 responderam o questionário na íntegra e preencheram os critérios de inclusão, sendo 9% dos questionários respondidos de forma incompleta. 243 pessoas do sexo feminino (42,9%) e 323 do sexo masculino (57,1%). No geral, foram encontradas 176 pessoas (31,0%) que referiram ter sofrido algum tipo de lesão durante a prática de CrossFit®.

Não houve diferença significativa na incidência de lesões em relação ao sexo ou faixa de idade. Em relação aos dados antropométricos como peso, altura e IMC, também não houve diferença estatística. Não houve também, diferença em relação a vida esportiva pregressa, uma vez que pessoas que não praticavam atividades físicas anteriormente, ou praticavam nos mais diversos níveis, apresentaram taxa de lesão muito próxima.

O trabalho pode ser acessado na íntegra gratuitamente em: http://fcmsantacasasp.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/2019-Jan-Willem-Cerf-Sprey.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar