Cacau de origem: 5 criações doces para transformar a mesa das festas
República Del Cacao abre seu livro de receitas e compartilha sugestões para reinventar as sobremesas no fim de ano
Reconhecida por preservar a essência do cacau latino-americano, a República Del Cacao traz ao Brasil uma seleção especial de receitas para inspirar as comemorações de fim de ano. Com chocolates produzidos a partir de cacau de origem — influenciado pelo solo, clima e altitude de países como Equador — as sobremesas ganham profundidade, textura e uma elegância natural que transforma até preparos simples em experiências sensoriais.
A marca, referência em chocolate premium, abre seu livro de criações para que chefs, confeiteiros e apaixonados por pâtisserie possam explorar combinações que valorizam intensidade, doçura equilibrada e camadas aromáticas únicas. São receitas pensadas para impressionar convidados sem complicar a rotina: daquelas que chegam à mesa com aparência profissional, mas mantêm a praticidade e a leveza que o momento festivo pede.
Nesta seleção, o protagonista é o cacau fino equatoriano, reconhecido internacionalmente por seu caráter frutado, notas florais e final persistente. Em cada sobremesa, ele se manifesta de forma distinta, revelando a riqueza do ingrediente e reforçando o propósito da marca de levar ao mundo a autenticidade do chocolate latino-americano.
Trazidos ao Brasil pela Calimp Importadora, sua distribuidora oficial, os produtos também podem ser encontrados no e-commerce da companhia.
Receitas
Alfajores – por Chef Gonzo Jimenez
Ingredientes
Biscoitos:
- 333 g de manteiga
- 333 g de açúcar
- 60 g de mel
- 2 g de pasta de baunilha
- 95 g de ovos inteiros
- 450 g de farinha de trigo
- 150 g de amido de milho
- 90 g de cacau em pó 22–24% República del Cacao
- 150 g de farinha de amêndoa
- 6 g de bicarbonato de sódio
- 9 g de fermento em pó
- 10 g de raspas de laranja fresca
Recheio:
- 500 g de doce de leite
Modo de preparo
Para fazer os biscoitos, bata a manteiga, o açúcar e o mel até obter um creme. Em outro recipiente, misture os ovos, a pasta de baunilha e as raspas de laranja. Incorpore essa mistura ao creme de manteiga. Adicione todos os ingredientes secos peneirados e misture até formar uma massa. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Abra a massa até 7 mm de espessura, corte com cortador redondo e congele.
Asse os biscoitos congelados a 180° C por 7 minutos. Deixe esfriar.
Para a montagem, coloque o doce de leite entre dois biscoitos, formando um minisanduíche. Finalize com flores de chocolate moldadas (chocolate amargo 62% da República Dominicana) e discos de chocolate ao leite 38% do Peru.
Torta de chocolate branco e figo – por Chef Gonzo Jimenez
Ingredientes
Massa da torta – Sablé Breton:
- 150 g de manteiga amolecida
- 140 g de açúcar
- 4 g de sal
- 60 g de gemas de ovo
- 200 g de farinha de trigo
- 20 g de fermento em pó
Compota de figo e baunilha:
- 300 g de figos frescos (descascados e picados)
- 42 g de açúcar mascavo
- 10 colheres (café) de suco de limão fresco
- 1,5 g de pasta de baunilha
- 35 colheres (café) de purê de figo
- 1 folha de gelatina prata (hidratada)
Ganache montada de chocolate branco:
- 450 g de creme de leite fresco 35%
- 75 g de glicose
- 450 g de creme de leite fresco 35% (2ª porção)
- 10 g de folhas de gelatina — prata (hidratadas)
- 730 g de Chocolate Branco Equador 31% República del Cacao
- 1 g de pasta de baunilha
Modo de preparo
Para fazer a massa, bata a manteiga, o açúcar e o sal até obter um creme claro e homogêneo. Adicione as gemas e misture. Acrescente a farinha e o fermento previamente peneirados. Misture até obter uma massa lisa. Coloque em saco de confeitar e distribua em aro metálico sobre um tapete de silicone. Asse a 180°C por cerca de 12 minutos. Pressione o centro da massa para formar a base e leve ao forno novamente até dourar.
Para a compota, cozinhe em fogo baixo os figos, açúcar mascavo, purê de figo, suco de limão e as sementes da baunilha. Cozinhe lentamente até os figos amaciarem.
Incorpore a folha de gelatina hidratada e leve à geladeira até firmar.
Para a ganache, aqueça 450 g de creme de leite com a glicose até ferver. Despeje quente sobre o chocolate branco e emulsione com um mixer de mão, formando uma ganache. Adicione a gelatina hidratada e emulsione novamente. Finalize com o restante do creme frio. Deixe na geladeira por 12 horas e bata até atingir ponto de bico.
Montagem: coloque uma camada de 120 g de doce de leite sobre a base da torta.
Cubra com a compota de figo e baunilha e espalhe uniformemente.
Após firmar completamente, finalize com a ganache montada de chocolate branco.
Decore com tuiles, enfeites de chocolate e figos frescos.
Bolo de viagem de avelã e banana – por Chef Gonzo Jimenez
Ingredientes
Bolo:
- 200 g de manteiga (temperatura ambiente)
- 270 g de açúcar
- 50 g de pasta de praliné
- 30 g de trimolina
- 200 g de ovos inteiros
- 450 g de farinha de trigo
- 10 g de sal
- 1 g de fermento em pó
- 1 g de bicarbonato de sódio
- 240 g de buttermilk (leitelho)
- 250 g de avelãs torradas e picadas
- 150 g de bananas amassadas
Glaçagem:
- 500 g de Chocolate Amargo República Dominicana 62% República del Cacao
- 70 g de Manteiga de Cacau Equador
- 50 g óleo de semente de uva
- 250 g de avelãs torradas e picadas
Modo de preparo
Combine manteiga, açúcar, trimolina e pasta de praliné na batedeira com pá. Adicione os ovos um a um, raspando as laterais da tigela. Incorpore, alternadamente, os secos peneirados e o buttermilk. Acrescente as avelãs e as bananas amassadas. Coloque a massa em formas e asse a 160° C até o palito sair limpo. Deixe esfriar, desenforme e congele antes de aplicar a glaçagem.
Para a glaçagem, derreta chocolate + manteiga de cacau + óleo, emulsione com um mixer e incorpore as avelãs picadas. Cubra o bolo congelado e finalize com avelãs e cacau em pó.
Torta de chocolate branco com milho tostado e pêssego, com doce de leite
Por Chef Gonzo Jimenez
Ingredientes
Base — Sablé Breton:
- 150 g de manteiga amolecida
- 140 g de açúcar
- 4 g de sal
- 60 g de gemas
- 200 g de farinha
- 20 g de fermento em pó
Compota de pêssego e baunilha:
- 300 g de pêssegos frescos descascados e cortados em cubos
- 38 g de açúcar mascavo
- 10 colheres (café) de suco de limão
- 1 fava de baunilha
- 10 colheres (café) de purê de pêssego
- 1 folha de gelatina prata (hidratada)
Ganache batida de chocolate branco com milho torrado:
- 125 g de creme de leite 40%
- 50 g de leite integral
- 75 g de creme azedo
- 25 g de glicose
- 3 g de folhas de gelatina hidratadas
- 200 g de Chocolate Branco Equador 33% com Milho Tostado República del Cacao
- 375 g de creme de leite 40% (2ª porção)
Finalização e montagem:
- 120 g de doce de leite
Modo de preparo
Para fazer a base, bata manteiga + açúcar + sal até clarear. Adicione as gemas. Junte farinha e fermento peneirados. Asse a 180° C por 12 min, pressione o centro, volte ao forno para dourar.
Para a compota, cozinhe tudo em fogo baixo até amaciar. Adicione a gelatina e reserve.
Para fazer a ganache, leve creme + leite + creme azedo + glicose ao fogo. Verta sobre o chocolate + gelatina e emulsione com um mixer de mão. Adicione o restante do creme frio. Gele por 12 h e bata para aerar.
Montagem e finalização: aplique 120 g de doce de leite sobre a base. Cubra com a compota de pêssego. Gele para firmar e finalize com a ganache batida. Decore com chocolate de milho e fatias de pêssego.
Namachoco – por Chef Santiago Cueva
Ingredientes
- 250 g de creme de leite
- 250 g de leite de coco com baixo teor de gordura
- 75 g de pó de caramelo aquecido a 180° C
- 50 g de açúcar invertido
- 2,5 g de sal fino
- 1125 g de Chocolate ao Leite Equador 40% Caramelizado República del Cacao
- 75 g Chocolate Amargo Equador 65% República del Cacao
Modo de preparo
Aqueça o creme de leite, o leite de coco, o açúcar invertido e o pó de caramelo. Adicione essa mistura ao chocolate (que você já derreteu previamente) e misture bem para criar uma emulsão. Despeje a mistura em uma forma de 40 x 40 x 1 cm e deixe descansar por 24 horas. Corte em pedaços e polvilhe com cacau em pó 22-24%.
Sobre a República Del Cacao
A República Del Cacao cria o chocolate latino-americano mais autêntico, em colaboração com comunidades locais e com foco na produção sustentável de cacau fino em sua origem. A marca combina excelência técnica, know-how profissional e tecnologias avançadas para desenvolver chocolates valorizados por chefs e amantes da chocolataria em mais de 20 países. Com certificação B Corp, promove um modelo econômico mais inclusivo, equitativo e responsável, buscando transformar a cadeia do cacau com transparência e impacto social.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>