Alta dos juros em 2025: impacto na economia brasileira e próximos passos do Copom
O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou 2025 com um novo aperto na taxa básica de juros, elevando a Selic em 1,00 ponto percentual para 13,25% ao ano. A decisão já era esperada, conforme sinalizado na última ata do Comitê em dezembro de 2024. O Banco Central (BC) também indicou a possibilidade de um novo ajuste de mesma magnitude na próxima reunião, em março, e manteve aberta a possibilidade de novas altas ao longo do ano, caso a inflação continue pressionada. Um dos principais fatores que pesaram na decisão foi a demanda interna - atualmente cerca de 4% acima da capacidade produtiva do país - o que intensifica a pressão inflacionária.
“O aumento da Selic era esperado e reflete a necessidade de conter as pressões inflacionárias persistentes. O grande desafio agora é equilibrar os impactos dessa política na atividade econômica, especialmente em setores sensíveis ao crédito. Além disso, a trajetória dos juros dependerá não apenas da inflação, mas também da condução da política fiscal, que ainda não mostrou sinais concretos de contenção de gastos”, analisa Paulo Bittencourt, estrategista-chefe da MZM Wealth, com 35 anos de experiência no mercado de capitais.
Outro ponto de atenção destacado pelo Copom foi a política fiscal. O Comitê reforçou a preocupação com a falta de medidas voltadas ao controle de gastos públicos, enquanto o governo segue focado no aumento da arrecadação futura. Esse cenário gera incertezas para a política monetária e impacta diretamente os ativos financeiros. Além disso, a necessidade de trazer a inflação para a meta estabelecida segue guiando as decisões do BC, que avalia os próximos passos do ciclo de aperto monetário.
Paulo Bittencourt é estrategista-chefe da MZM Wealth e possui mais de 35 anos de experiência no Mercado de Capitais. Graduado em Engenharia Naval pela POLI-USP e em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, também é mestre em Negócios Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a Maastricht School of Management, na Holanda, e possui um MBA em Negócios Internacionais, também pela FAAP. Registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como Administrador de Carteira e Consultor de Valores Mobiliários, atua de forma independente, prestando consultoria para empresas e negócios no setor de tecnologia, sempre com uma abordagem isenta de conflitos de interesse.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário