SEGS Portal Nacional

Economia

5 dicas para quitar dívidas com o 13° salário

  • Quarta, 30 Novembro 2022 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leda Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Recursos melhoram as chances de bons acordos - Divulgação

Pagamentos devem priorizar os débitos que, em caso de inadimplência, ameaçam o patrimônio, ou os que têm juros mais altos

São Paulo, novembro de 2022 – Pelo menos 85,5 milhões de pessoas ― entre trabalhadores com carteira assinada e aposentados no País ― estão recebendo a primeira parcela do 13° salário, isto é, metade do total. O restante será pago até o dia 20 de dezembro. Como o contingente de brasileiros inadimplentes soma 68,3 milhões, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, da Serasa, muita gente deve usar parte dos recursos para pagar as contas atrasadas.

Mas como otimizar esse dinheiro e fazer as melhores escolhas para começar 2023 em uma situação um pouco mais tranquila?

1 – Calma! – Muita gente já começa a fazer planos para gastar o 13° muito antes do valor entrar na conta corrente. Evite se precipitar e mantenha o foco quando receber o dinheiro. “Decisões tomadas por impulso podem desperdiçar um recurso importante e que só vai entrar na sua conta novamente daqui a um ano”, diz André Barretto, CEO e fundador do n2, app de educação financeira.

2 – Anote todas as dívidas - “Receber o 13° é uma boa oportunidade para começar a colocar a vida financeira em ordem. O primeiro passo é conhecer o tamanho da sua dívida. Para isso é fundamental anotar tudo o que se deve, relacionando todas as pendências, sem deixar nada de fora. “Essa lista pode ser feita em um caderno e incluir todas as dívidas, do cartão de crédito até aquele valor que se pegou emprestado com um parente, o importante é estar registrada em algum lugar”, afirma Barretto.

3 – Priorize as dívidas com mais risco ou juros - Com a lista dos pagamentos em atraso pronta, vai ficar mais fácil para separar os prioritários. E quais seriam? Todos que envolvam risco, como naqueles empréstimos que têm bens pessoais como garantia, no caso de inadimplência. Essa é a dívida prioritária e deve ser quitada o mais breve possível. A mesma urgência vale para as contas com juros mais altos. “Como boa parte das pessoas não sabe qual é a taxa de juros que paga nas suas dívidas, é preciso consultar a instituição financeira para ter essa informação”, explica Barretto.

4 – Negocie – Com dinheiro na mão fica bem mais fácil negociar a dívida. “Esse é o momento que você pode conseguir bons descontos junto aos credores para liquidar a pendência”, avisa Barretto. Se não for possível pagar o valor total descontado, procure abater o máximo que conseguir.

5 – Poupe – Tente reservar parte do valor recebido para as despesas do início do ano. “Entre janeiro e março, temos vencimento de muitos débitos, como licenciamento de veículos e despesas com material escolar, por isso é bom se preparar e evitar entrar em um novo ciclo de endividamento”, afirma Barretto.

Sobre a n2

A n2 é uma plataforma de Impacto Social que entrega o acesso à Orientação Financeira humana, personalizada e recorrente a colaboradores de empresas, empreendedores e pessoas em vulnerabilidade social. Quer ajudar a reduzir o estresse e esclarecer as dúvidas financeiras imediatas das pessoas, de acordo com “dor” ou interesse de cada um. Tem o propósito de mudar a saúde financeira de milhões de brasileiros, indo além do conteúdo. Entrega, de forma customizável e escalável, a orientação financeira “de gente para gente”. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version