Brasil,

5 dicas para quitar dívidas com o 13° salário

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leda Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Recursos melhoram as chances de bons acordos - Divulgação Recursos melhoram as chances de bons acordos - Divulgação

Pagamentos devem priorizar os débitos que, em caso de inadimplência, ameaçam o patrimônio, ou os que têm juros mais altos

São Paulo, novembro de 2022 – Pelo menos 85,5 milhões de pessoas ― entre trabalhadores com carteira assinada e aposentados no País ― estão recebendo a primeira parcela do 13° salário, isto é, metade do total. O restante será pago até o dia 20 de dezembro. Como o contingente de brasileiros inadimplentes soma 68,3 milhões, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, da Serasa, muita gente deve usar parte dos recursos para pagar as contas atrasadas.

Mas como otimizar esse dinheiro e fazer as melhores escolhas para começar 2023 em uma situação um pouco mais tranquila?

1 – Calma! – Muita gente já começa a fazer planos para gastar o 13° muito antes do valor entrar na conta corrente. Evite se precipitar e mantenha o foco quando receber o dinheiro. “Decisões tomadas por impulso podem desperdiçar um recurso importante e que só vai entrar na sua conta novamente daqui a um ano”, diz André Barretto, CEO e fundador do n2, app de educação financeira.

2 – Anote todas as dívidas - “Receber o 13° é uma boa oportunidade para começar a colocar a vida financeira em ordem. O primeiro passo é conhecer o tamanho da sua dívida. Para isso é fundamental anotar tudo o que se deve, relacionando todas as pendências, sem deixar nada de fora. “Essa lista pode ser feita em um caderno e incluir todas as dívidas, do cartão de crédito até aquele valor que se pegou emprestado com um parente, o importante é estar registrada em algum lugar”, afirma Barretto.

3 – Priorize as dívidas com mais risco ou juros - Com a lista dos pagamentos em atraso pronta, vai ficar mais fácil para separar os prioritários. E quais seriam? Todos que envolvam risco, como naqueles empréstimos que têm bens pessoais como garantia, no caso de inadimplência. Essa é a dívida prioritária e deve ser quitada o mais breve possível. A mesma urgência vale para as contas com juros mais altos. “Como boa parte das pessoas não sabe qual é a taxa de juros que paga nas suas dívidas, é preciso consultar a instituição financeira para ter essa informação”, explica Barretto.

4 – Negocie – Com dinheiro na mão fica bem mais fácil negociar a dívida. “Esse é o momento que você pode conseguir bons descontos junto aos credores para liquidar a pendência”, avisa Barretto. Se não for possível pagar o valor total descontado, procure abater o máximo que conseguir.

5 – Poupe – Tente reservar parte do valor recebido para as despesas do início do ano. “Entre janeiro e março, temos vencimento de muitos débitos, como licenciamento de veículos e despesas com material escolar, por isso é bom se preparar e evitar entrar em um novo ciclo de endividamento”, afirma Barretto.

Sobre a n2

A n2 é uma plataforma de Impacto Social que entrega o acesso à Orientação Financeira humana, personalizada e recorrente a colaboradores de empresas, empreendedores e pessoas em vulnerabilidade social. Quer ajudar a reduzir o estresse e esclarecer as dúvidas financeiras imediatas das pessoas, de acordo com “dor” ou interesse de cada um. Tem o propósito de mudar a saúde financeira de milhões de brasileiros, indo além do conteúdo. Entrega, de forma customizável e escalável, a orientação financeira “de gente para gente”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar