SEGS Portal Nacional

Economia

A pandemia acabou, e agora? Saiba como atender às expectativas do varejo para o segundo semestre de 2022!

  • Terça, 14 Junho 2022 12:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Agacci
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Felipe Macedo

O ano é 2022 e o cenário se baseia na retomada econômica pós-covid-19. São mais de dois anos desde que a pandemia começou a impactar diversos setores no mundo todo. No entanto, dois segmentos, em especial, sofreram de forma mais drástica – leia-se a indústria do varejo e do consumo.

Apesar dos desafios no meio do caminho, os empreendedores precisam arregaçar as mangas e planejar estratégias para melhorarem a experiência dos consumidores e conquistarem novos clientes. Afinal, as mudanças em cena dizem respeito não apenas às tendências do mercado como também aos novos hábitos de compra.

Não à toa, as vendas nos e-commerces de vestuário, lojas de departamento e produtos de beleza aumentaram quase dez pontos percentuais, em média, desde o início da crise sanitária. E já olhando para o futuro - a partir do segundo semestre deste ano - acredito que os varejistas devem se concentrar em cinco ações para criarem mais resiliência na experiência de compra do cliente e emergirem ainda mais fortes na recuperação.

1 – Dobre o digital: o profundo impacto da pandemia nos hábitos de compra dos consumidores aumentou a urgência em expandir a presença digital rapidamente. Use e abuse do investimento em marketing on-line. Essas adaptações incluem prestar mais atenção à pesquisa paga (por exemplo, observar tanto o desempenho das palavras-chave quanto a intenção do consumidor) e melhorar a experiência de compra nas redes sociais, seja com produtos em destaque, seja com conteúdo clicável no Instagram, por exemplo. Ou que tal a criação de um app para ampliar a presença e o engajamento?!

2 – Injete inovação no omnichannel: procure proporcionar uma sensação de loja para a experiência digital. Uma equipe bem treinada pode criar conteúdo que aborde os desafios do cliente de maneira divertida, ao mesmo tempo que promove produtos atuais e novos lançamentos. Lance ou diversifique os mecanismos de entrega e faça parcerias no varejo para aumentar a conveniência.

3 – Transforme as operações da loja e ganhe no quesito segurança: a prioridade para muitos clientes hoje é entrar e sair de uma loja o mais rápido e seguro possível – se eles optarem por entrar. Fornecer experiências seguras será fundamental; os varejistas devem implementar políticas e processos para permitir distâncias adequadas, higienizar superfícies e produtos e se comunicar de forma proativa, clara e empática.

4 – Reinvente a rede física: o volume crescente de compras nos e-commerces forçará os empreendedores a reavaliarem as lojas físicas e como os locais podem oferecer melhor suporte à experiência do cliente. Otimize processos, redefina o papel do espaço físico e crie a loja do futuro.

5 – Adote um modelo operacional ágil: com a ascensão do digital nos últimos tempos, as empresas podem ter dados ainda mais dinâmicos e usar essas informações para extraírem insights imediatos. Ao adotarem práticas ágeis, os varejistas podem readaptar mais rapidamente seu modelo de negócio e suas ofertas para atender às expectativas do consumidor. Por exemplo, uma empresa chinesa de aluguel de carros criou uma equipe para monitorar as mídias sociais e identificar tendências em tempo real. A empresa, então, criou novas ofertas com base em insights da análise da mídia social.

Fato é que, com objetivos claros frente às cinco ações recomendadas, uma retomada significativa no varejo durante o segundo semestre deste ano pode suprir as expectativas. Sobretudo aqueles que se dedicarem a favorecer agilidade e inovação no conceito omnichannel têm grandes chances de se destacarem no segmento e fortalecerem os laços com os clientes!

* Felipe Macedo é CO-CEO e Founder da Corebiz

Sobre a Corebiz

A Corebiz é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países junto às maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 23, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version