Brasil,

A pandemia acabou, e agora? Saiba como atender às expectativas do varejo para o segundo semestre de 2022!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Agacci
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Felipe Macedo

O ano é 2022 e o cenário se baseia na retomada econômica pós-covid-19. São mais de dois anos desde que a pandemia começou a impactar diversos setores no mundo todo. No entanto, dois segmentos, em especial, sofreram de forma mais drástica – leia-se a indústria do varejo e do consumo.

Apesar dos desafios no meio do caminho, os empreendedores precisam arregaçar as mangas e planejar estratégias para melhorarem a experiência dos consumidores e conquistarem novos clientes. Afinal, as mudanças em cena dizem respeito não apenas às tendências do mercado como também aos novos hábitos de compra.

Não à toa, as vendas nos e-commerces de vestuário, lojas de departamento e produtos de beleza aumentaram quase dez pontos percentuais, em média, desde o início da crise sanitária. E já olhando para o futuro - a partir do segundo semestre deste ano - acredito que os varejistas devem se concentrar em cinco ações para criarem mais resiliência na experiência de compra do cliente e emergirem ainda mais fortes na recuperação.

1 – Dobre o digital: o profundo impacto da pandemia nos hábitos de compra dos consumidores aumentou a urgência em expandir a presença digital rapidamente. Use e abuse do investimento em marketing on-line. Essas adaptações incluem prestar mais atenção à pesquisa paga (por exemplo, observar tanto o desempenho das palavras-chave quanto a intenção do consumidor) e melhorar a experiência de compra nas redes sociais, seja com produtos em destaque, seja com conteúdo clicável no Instagram, por exemplo. Ou que tal a criação de um app para ampliar a presença e o engajamento?!

2 – Injete inovação no omnichannel: procure proporcionar uma sensação de loja para a experiência digital. Uma equipe bem treinada pode criar conteúdo que aborde os desafios do cliente de maneira divertida, ao mesmo tempo que promove produtos atuais e novos lançamentos. Lance ou diversifique os mecanismos de entrega e faça parcerias no varejo para aumentar a conveniência.

3 – Transforme as operações da loja e ganhe no quesito segurança: a prioridade para muitos clientes hoje é entrar e sair de uma loja o mais rápido e seguro possível – se eles optarem por entrar. Fornecer experiências seguras será fundamental; os varejistas devem implementar políticas e processos para permitir distâncias adequadas, higienizar superfícies e produtos e se comunicar de forma proativa, clara e empática.

4 – Reinvente a rede física: o volume crescente de compras nos e-commerces forçará os empreendedores a reavaliarem as lojas físicas e como os locais podem oferecer melhor suporte à experiência do cliente. Otimize processos, redefina o papel do espaço físico e crie a loja do futuro.

5 – Adote um modelo operacional ágil: com a ascensão do digital nos últimos tempos, as empresas podem ter dados ainda mais dinâmicos e usar essas informações para extraírem insights imediatos. Ao adotarem práticas ágeis, os varejistas podem readaptar mais rapidamente seu modelo de negócio e suas ofertas para atender às expectativas do consumidor. Por exemplo, uma empresa chinesa de aluguel de carros criou uma equipe para monitorar as mídias sociais e identificar tendências em tempo real. A empresa, então, criou novas ofertas com base em insights da análise da mídia social.

Fato é que, com objetivos claros frente às cinco ações recomendadas, uma retomada significativa no varejo durante o segundo semestre deste ano pode suprir as expectativas. Sobretudo aqueles que se dedicarem a favorecer agilidade e inovação no conceito omnichannel têm grandes chances de se destacarem no segmento e fortalecerem os laços com os clientes!

* Felipe Macedo é CO-CEO e Founder da Corebiz

Sobre a Corebiz

A Corebiz é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países junto às maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar