SEGS Portal Nacional

Economia

Especialista alerta para a discrepância entre o novo índice de correção de aluguéis e a realidade de Goiânia

  • Segunda, 21 Fevereiro 2022 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

IVAR surge como opção para reajustes, mas segundo especialista não abrange todo o país (Foto: Parque Amazônia/Goiânia) - Márcia Cobar

Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), lançado pela FGV, acompanha preços de contratos firmados, ajustados e reajustados em 2021 de apenas 4 capitais; Goiânia está fora

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou neste ano o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), que passa a integrar o grupo de outros indicadores calculados e divulgados pela instituição, a exemplo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M). O novo índice se mostra uma opção para as negociações entre locatários e inquilinos.

De acordo com a FGV, o IVAR tem como objetivo medir a evolução dos preços de alugueis e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais do setor. O índice deve ser divulgado mensalmente, utilizando informações dos contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis. No entanto, o indicador não é uma unanimidade no setor imobiliário.

O especialista em mercado imobiliário e diretor de operações da URBS Imobiliária, Marcell Castro, alerta que o IVAR não representa o país em sua totalidade e, portanto, não pode afirmar se será utilizado em todas as regiões, por apresentar dados discrepantes. “Esse é um ponto que nos gera preocupação, o fato de o índice levar em conta apenas as quatro maiores capitais do País. Essas cidades têm características parecidas, no entanto, não refletem a realidade do País como um todo”, afirma Castro.

O novo indicador foi calculado de forma setorial com base em 10 mil contratos de locação de imóveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O resultado do novo estudo foi de -0,61% em 2021. “Em Goiânia, por exemplo, a realidade é diferente de outras cidades como as consideradas pelo IVAR. Aqui, o impacto da pandemia foi um pouco menor, pela força do agronegócio, diferentemente das capitais analisadas. O índice não reflete a nossa realidade”, ressalta Marcell.

Desde o início da crise econômica, com a pandemia da Covid-19, os locadores precisaram negociar seus contratos com proprietários, deixando de lado o IGP-M - o mais utilizado nas transações imobiliárias - que no acumulado dos últimos doze meses teve alta de 16,91%. “A gente acredita que o IGP-M realmente está alto, ele não reflete a realidade, mas existem outros índices como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi o indicador aplicado em Goiânia em 2021. Ele é mais compatível e teve uma boa adesão, com variação em torno de 10% no acumulado dos últimos doze meses”, diz.

Projeto de lei

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 631/2021 para que o reajuste de aluguel 2022 para imóveis residenciais e comerciais não ultrapasse o IPCA (índice oficial da inflação), até o fim do ano que vem.

O projeto tem como finalidade evitar o encarecimento desproporcional de locações. A disposição prevê o teto de negociação baseado apenas no IPCA, apesar de – na prática -, a referência para a maioria dos contratos de aluguéis nos últimos anos vem sendo o IGP-M. No entanto, como o próprio nome aponta, o indicador leva em consideração preços que envolvem vários setores, com bastante influência do dólar e pouco relacionado ao custo da moradia em si. Nos últimos dois anos, o IGP-M subiu quase 50%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version