SEGS Portal Nacional

Economia

Serviços surpreendem as expectativas e avançam 2,4% em novembro

  • Sexta, 14 Janeiro 2022 09:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Marco A. Caruso | Lisandra Barbero | Eduardo Vilarim

O setor de serviços surpreendeu positivamente as expectativas ao apresentar uma alta de sólidos 10,0% na comparação interanual de novembro, o equivalente a um aumento de 2,4% ante outubro (na série livre de efeitos sazonais). Dessa maneira, o setor se coloca em um patamar 4,5% acima do nível pré-pandemia, contrapondo de maneira excepcional as quedas contínuas que vêm sendo observadas na indústria. A alta foi generalizada, com um avanço de quase todos os segmentos com destaques para os serviços prestados às famílias (bares, hotéis e restaurantes) e os segmentos de tecnologia da informação, transporte e outros serviços. A única exceção foram os serviços profissionais, que recuaram 0,3% influenciados pela queda dos serviços técnico-profissionais (-1,9% m/m).

O resultado ficou bem acima tanto das nossas expectativas, que eram uma das mais altas do mercado (0,9% m/m), quanto do consenso de mercado (0,2% m/m). Para o fechamento de 2021, nossas previsões iniciais consideram um avanço do setor de serviços em dezembro, influenciado pelo catch-up dos serviços prestados às famílias (em razão da demanda por serviços presenciais), o avanço da mobilidade e a melhora do mercado de trabalho (tanto com empregos formais quanto informais para o setor). De toda forma, os números de hoje trazem um viés levemente positivo sobre a nossa projeção de PIB, hoje em 0,0% t/t e 4,5% para o fechamento de 2021, mas seguimos aguardando os dados do varejo, que devem sair amanhã.

Detalhes

O resultado do “carro chefe” da atividade econômica foi bastante positivo em novembro, com destaque para os serviços prestados às famílias (2,8% m/m). A excelente performance dos segmentos de “alojamento e alimentação” (bares, hotéis e restaurantes) sinalizou mais uma vez a existência de uma demanda reprimida no setor, de maneira que as famílias parecem estar a procura de serviços presenciais (em detrimento do consumo de bens) utilizando parte da poupança circunstancial criada no ápice da pandemia e mesmo diante de um cenário de inflação e taxa de juros mais elevados, que por sua vez corroem o orçamento familiar. Destacamos que setor também se beneficia do aumento da mobilidade e diminuição da restrição social, o que é evidenciado pelos dados de aumento dos passageiros transportados pela SPTrans e voos domésticos da ANAC.

Em relação à mobilidade, é interessante avaliar também o aumento de 0,5% no volume do índice de atividades turísticas (IATUR), na série livre de efeitos sazonais. O índice revela que o setor de turismo ainda se encontra em aproximadamente 15% abaixo do nível pré-pandemia, mas vem em constante avanço desde abril de 2021, após a queda observada entre janeiro e março do mesmo ano.

As demais grandes aberturas também se mostraram mais robustas em meio ao cenário econômico, como é o caso dos segmentos de informação e comunicação, transportes e outros serviços. A única exceção parte dos serviços profissionais, que recuaram 0,3% no período, influenciados pela queda de 1,9% dos serviços técnico-profissionais. Isso reforça o entendimento de que há uma certa dificuldade na alocação de profissionais mais qualificados no mercado de trabalho. Isso pode ser evidenciado por dados da PNAD, que demonstram que apesar da maior criação de vagas de trabalho, há uma queda no rendimento efetivo do trabalho bem como uma diminuição do “qualitativo” geral, sobretudo do próprio setor de serviços. Além disso, o avanço de 1,1% dos serviços administrativos e complementares (“menos” qualificados) também parece corroborar com a tese.

Para o fechamento de 2021, observamos de forma notória o desenvolvimento heterogêneo da atividade, isso é, enquanto a indústria tende performar negativamente até o fim do ano, o varejo deve apresentar um resultado negativo em novembro (o que deve ser confirmado pela PMC divulgada amanhã), seguido de um resultado positivo em dezembro, por conta de fatores sazonais, como as festividades de fim de ano. Já para o setor de serviços, nossas previsões iniciais consideram um avanço em dezembro, influenciado pelo catch-up dos serviços prestados às famílias (em razão da demanda por serviços presenciais), o avanço da mobilidade e a melhora do mercado de trabalho (tanto com empregos formais quanto informais para o setor). De toda forma, os números de hoje colocam um viés levemente positivo sobre a nossa projeção de PIB, hoje em 0,0% t/t e 4,5% para o fechamento de 2021.

*Polaridade de curto prazo: Alta se a performance mensal for superior à performance média dos últimos três meses. Baixa se for o contrário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version