SEGS Portal Nacional

Economia

RMC registra novos 8.842 empregos com carteira assinada em novembro

  • Terça, 04 Janeiro 2022 10:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adelaine Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Campinas responde por 3.450 das vagas geradas no mês passado. Os setores que mais empregaram no município foram Serviços, Comércio, Construção Civil, Indústria e Agropecuária.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram gerados, em novembro de 2021, 8.842 postos de trabalho e, no acumulado do ano, foram criadas 72.766 novas vagas, 9.150,5% acima das 804 eliminadas no acumulado de 2020. Os dados são do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), avaliados pelo departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). Os destaques, na RMC, foram os segmentos de Indústria, Serviços, Comércio, Construção Civil e Agropecuária que, juntos, geraram 8.842 postos, o equivalente a 100% de todas as vagas criadas no mês.

Em Campinas foram gerados, em novembro deste ano, 3.450 postos de trabalho. No acumulado do ano foram criadas 24.285 vagas com carteira assinada, o que representa 629,78% acima das 4.584 eliminadas no acumulado de 2020. Os segmentos que mais se destacaram no município foram Serviços, Comércio, Construção Civil, Indústria e Agropecuária que, juntos, geraram 3.450 novos empregos no mês. Além de Campinas, as cidades da região que mais admitiram em novembro foram Indaiatuba (3.733 postos), Americana (3.603) e Paulínia (2.490).

O economista e diretor da ACIC, Laerte Martins, destaca que a geração de empregos formais no período acumulado do ano evoluiu. “Está havendo geração de postos de trabalho. Em novembro de 2021 a expansão foi em média 10%, ao mês”, explica Martins. Para o economista, a taxa limita o crescimento do emprego, nesse patamar. “Apesar do plano nacional de imunização estar evoluindo positivamente, as injunções econômicas estão provocando uma elevada taxa de inflação e o crescimento da taxa de juros. Além disso, a crise energética, juntamente com a crise hídrica, e a desvalorização do Real frente ao Dólar, frustram as pretensões de recuperação do emprego e renda para este final de ano. Podemos prever um crescimento lento e mais baixo, e não uma expansão mais arrojada. No entanto, ainda assim, vemos um nível de desemprego em leve baixa”, esclarece Laerte Martins. Para 2022, o diretor da ACIC acredita que a incerteza na geração de emprego e renda continuará em função, principalmente, da instabilidade econômica e das eleições presidenciais, em outubro, e menos pelos efeitos da pandemia.

Em nível nacional, segundo o Novo CAGED, o emprego formal, com carteira assinada, registrou, em novembro de 2021, um saldo de 324.112 postos de trabalho, resultantes de 1.772.766 admissões e de 1.448.654 desligamentos. “No acumulado do ano, até novembro, foi registrado um saldo de 2.992.898 empregos, quando comparado com o acumulado de outubro. Houve uma expansão de 13,11% na geração de postos de trabalho no País”, afirma Laerte Martins.

Os segmentos que mais geraram postos de trabalho foram: Serviços, Comércio, Indústria, Construção Civil e Agropecuária. “Comparando os meses de novembro e outubro de 2021, verifica-se uma expansão de 28,07% nos volumes avaliados. Apenas os Serviços e o Comércio expandiram em 48,95%. Já a Indústria registrou a maior queda (69,37%), seguida da Agropecuária com (87,32%) e da Construção Civil com (27,56%).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version