SEGS Portal Nacional

Economia

Traive e Syngenta protagonizam primeiro FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) 100% digital do Brasil

  • Terça, 21 Dezembro 2021 10:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Solução de securitização já inicia com 800 milhões de reais e visa grande projeção do financiamento no mercado agrícola.

Uma revolução no mercado de crédito surge da parceria entre a fintech Traive e a gigante Syngenta, líder mundial em venda de insumos para o mercado agrícola, que passa a operar com soluções digitais robustas da fintech para financiar diferentes agentes da cadeia de produção, desde a própria indústria e suas revendas de insumos até produtores rurais atendidos ou não pela Syngenta, conectando todos a uma estrutura de securitização de forma a multiplicar suas vendas. A novidade chega com potencial de transformação para o mercado.

A Traive, que realizou recente rodada de investimentos de Série A inédita para a categoria, que ultrapassou os US $17 milhões, estima que este novo modelo de oferta representará ao menos 50% do seu faturamento projetado para os próximos cinco anos.

Para Fabricio Pezente, co-fundador e CEO, iniciar isto ainda em 2021 representa uma enorme conquista, que faz a fintech alcançar a escalabilidade que foi projetada a partir de 2018, além de posicionar a empresa como protagonista deste tipo de estruturação.

A nova tecnologia, além de inovadora, traz consigo planos de expansão. Poderá ser desenvolvida para outras empresas como revendedores, cooperativas e outros agentes ligados ao sistema de produção de commodities.

Fabrício garante que a solução traz mais inovação do que qualquer outra ferramenta digital da atualidade. Segundo o CEO, ela traz maior fluidez e automatização de processos, além de administrar bancos de dados mais amplos, com análises mais diversificadas e em menor tempo do que se vê atualmente em outros players do mercado. Além disso, possibilita avaliação mais robusta dos fatores de risco, permitindo tomadas de decisão mais precisas e menos arriscadas para o investidor.

A estruturação foi preparada sob medida para a Syngenta e rompe com velhas barreiras técnicas do mercado. “A tecnologia proprietária da Traive de DFS (Soluções Financeiras Digitais) foi adaptada para atender processos e ferramentas internos da Syngenta, o que permitiu maior controle e a criação de um modelo de projeção único”, explica Pezente. Ao mesmo tempo, o CEO afirma que tudo é adaptável para diferentes empresas e modelos de negócio.

Aliás, ele faz questão de deixar claro que a Traive se posiciona como estruturadora, mas principalmente como desenvolvedora das ferramentas tecnológicas que permitem maior agilidade e automatização do processo em si. “Neste quesito, somos a primeira fintech a desenvolver soluções complexas para operações de financiamento na escala que a Syngenta passa a oferecer”, comemora.

O desenvolvimento das soluções para a Syngenta levou cerca de um ano. Pezente revela que a rodada de investimentos protagonizada pela Traive em novembro foi decisiva para acelerar o projeto e sua conclusão, já que permitiu investimentos em pessoas e infraestrutura especializada.

“As inovações da Traive estão promovendo uma revolução no mercado de crédito, pela profissionalização que traz para a operação de financiamento e por conta da agilidade e riqueza de dados cruzados para a análise de risco. A operação com a Syngenta vai gerar movimentos de grande proporção e, sem dúvida, isso mostra um salto em crescimento da própria companhia”, completa o CEO.

Sobre a TRAIVE

Fundada em 2018, nos Estados Unidos, a TRAIVE tem a missão de revolucionar o crédito agrícola através de dados e ajudar os médios produtores rurais a terem acesso justo aos recursos necessários para prosperarem. Atua em todo o Brasil, com foco em distribuidores de insumos agrícolas e indústrias de insumos. É a única a oferecer uma solução completa e integrada, que reúne as melhores tecnologias e parcerias que conectam produtores e investidores finais, permitindo análise, gestão de portfólio, gestão de documentação, comercialização e monitoramento de risco de crédito em um só lugar. Além disso, tem um modelo de Scorecard onde cinco diferentes tipos de Score de crédito são informados para ajudar o emprestador na tomada de decisão de maneira assertiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version