SEGS Portal Nacional

Economia

Vendas de Natal devem crescer 5 %

  • Segunda, 13 Dezembro 2021 10:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Imene
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

13° salário e avanço da vacinação são os principais fatores que geram otimismo para as vendas na data

Esperado por grande parte dos lojistas e principal data para o varejo, o Natal deve movimentar as vendas em São Paulo. Neste ano, segundo a pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDLs do Estado, o crescimento ficará em torno de 5%.

De acordo com a entidade, 77% dos consumidores pretendem ir às compras nesse período. Os principais fatores que colaboram para essa expectativa otimista dos lojistas são o pagamento do 13° salário, o avanço da vacinação no estado e a flexibilização do comércio.

A estimativa é de que, somente no Estado de São Paulo, sejam injetados 40 bilhões de reais na economia.. Mesmo com boas expectativas, a FCDLESP alerta que o Natal é uma data em que os consumidores costumam presentear, mas a alta da inflação e desemprego em todo país podem diminuir a confiança do consumidor.

“Ainda que aos poucos, a confiança do consumidor tem dado passos positivos. O Natal é uma data importante para o varejo, tanto físico como on-line. O consumidor prioriza a data e costuma presentear parentes e amigos, como nas confraternizações de fim de ano ”, afirma Maurício Stainoff

Expectativas

O fim das restrições no comércio colabora para que as vendas apresentem um maior desempenho no varejo físico, isso porque, com maior circulação de pessoas, o consumidor deve procurar presentes em lojas físicas. A pesquisa aponta que os shoppings devem receber 40% do volume de vendas do Estado.

Mesmo com a alta demanda que o e-commerce tem apresentado na data nos últimos anos, a Federação acredita que o volume de vendas será equilibrado entre lojas físicas e on-line. Os setores que mais devem apresentar bom desempenho serão o de vestuário e calçados e, em seguida, o setor de eletroeletrônicos.

Na prática, a FCDLESP relata que o varejo finaliza o ano com boas expectativas e resultados otimistas. Com o constante avanço da vacinação, os lojistas acreditam que 2022 deve ser o ano da efetiva retomada econômica do varejo e deve apresentar os números mais alinhados ao período de vendas sem pandemia, como em 2019.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version