SEGS Portal Nacional

Economia

Alta na inflação e na taxa básica de juros impulsiona mercado de consórcios digitais

  • Sexta, 26 Novembro 2021 09:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joice Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Consumidores têm recorrido a modalidade de crédito mais planejada, segura e acessível para conseguir comprar o automóvel próprio

Com o aumento da inflação - indicador que mede o aumento dos preços de produtos e serviços - e estimativa de que esse dado suba ainda mais até o próximo ano, segundo o último relatório Focus divulgado nesta terça-feira (16) pelo Banco Central, o sonho do carro próprio, um dos principais dos brasileiros, parece ainda mais distante, já que o setor de automóveis é um dos mais atingidos pela escalada dos preços.

De acordo com a consultoria automobilística Bright Consulting, os valores de veículos novos subiram quase 20% acima da inflação desde o início da pandemia. Carros populares zero-quilômetro, como o Volkswagen Gol, por exemplo, chegam a custar quase R﹩ 100 mil. Igualmente, o setor de seminovos não está livre da alta, que pode chegar a quatro vezes mais do que a inflação, aponta levantamento realizado pela empresa de cotação de carros novos e usados KBB Brasil.

Com os preços nas alturas, é fundamental colocar na ponta do lápis cada uma das despesas previstas. Para aqueles que optam pelo financiamento tradicional, é necessário ter em mente que a elevação da Selic - taxa básica de juros -, que deve chegar a dois dígitos em 2022, vai impactar também nas parcelas, que tendem a aumentar.

Por isso, como alternativa, muitos consumidores têm optado pela modalidade de crédito dos consórcios para conseguir transformar o seu sonho em realidade, já que eles oferecem parcelas mais acessíveis e não cobram juros.

"Com mensalidades que cabem no bolso, o consumidor pode conquistar um bem como o automóvel. Além de ser um produto tradicional, o consórcio é uma tendência para o mundo atual e auxilia a pessoa no planejamento financeiro", contextualiza Eduardo Rocha, CEO do Klubi, fintech que nasceu com o objetivo de possibilitar o acesso a crédito de forma 100% digital, simples e transparente.

Com a segurança de ser regulada pelo Banco Central do Brasil, a empresa - que oferece opções a partir de R﹩ 399 mensais - incentiva ainda a inclusão e educação financeira de milhões de brasileiros que possuem renda intermediária, mas não são atendidos por produtos financeiros convencionais, como financiamentos, tornando possível a realização de sonhos que para muitos parecia distante.

"Os planos do Klubi têm uma única taxa, a taxa de administração. Não há cobrança de taxa de adesão, fundo de reserva e seguro. Além disso, essa taxa de administração é fixa por mês, independentemente do valor do crédito. Com isso, as mensalidades do Klubi são muito competitivas, fácil de entender e com uma cobrança muito transparente", esclarece o executivo sobre o modelo de negócio.

De fato, a população já está entendendo o benefício de comprar um bem via consórcio. Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) revelam que o ano de 2020 foi recorde de vendas em cotas, ultrapassando 3 milhões de novas adesões. Em 2021, até o mês de setembro, o crescimento sobre o mesmo período do ano anterior foi de 18% em quantidade de cotas vendidas e de 43% em volume de créditos comercializados. Ainda segundo a entidade, de janeiro a setembro deste ano, houve mais de um milhão de contemplações de carta de créditos - , somando um total de R﹩ 47,3 bilhões em créditos disponibilizados, um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2020.

Sobre o Klubi

O Klubi é uma fintech de consórcio que possibilita o acesso a crédito de forma 100% digital, simples, transparente, com a segurança de ser regulado pelo Banco Central do Brasil, e o propósito de inclusão e educação financeira, viabilizando a conquista do que parece impossível para muitos brasileiros.

Sobre Eduardo Rocha, fundador e CEO do Klubi

Graduado em Comércio Exterior, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi sócio na Gradus Consultoria de Gestão por mais de 11 anos, e durante oito anos foi CEO da Rodobens. Em 2019, fundou o Klubi, fintech de consórcio que proporciona uma experiência 100% digital, simples, transparente e segura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version