SEGS Portal Nacional

Economia

Estipular valor próprio para taxa de conversão do frete internacional é ilegal. Entenda como denunciar

  • Quinta, 25 Novembro 2021 08:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Porfírio
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Resolução da Antaq determina que o valor de câmbio deve ser definido conforme tabela Siscomex

Não é raro profissionais de comércio exterior se depararem com valores de conversão do frete internacional acima da cotação diária do câmbio. Alguns armadores ou agentes de carga estipulam a própria taxa de conversão para frete internacional, descumprindo uma regra da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que está em vigor desde 2017. A Associação dos Importadores e Intervenientes em Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro (AComexRio) explica como denunciar essa prática.

A RN nº 18 da Antaq, publicada em 21 de dezembro de 2017, traz no artigo 27 a orientação para o tema e ainda prevê punição de até R$ 100 mil para quem descumprir a regra:

Art. 27. Constituem infrações administrativas de natureza média:

I - na navegação de longo curso, quando o frete estiver expresso em moeda estrangeira, utilizar a conversão para o padrão monetário nacional com base diferente da tabela "taxa de conversão de câmbio" do Sistema de Informações do Banco Central SISBACEN, utilizada pelo Sistema Integrado do Comércio Exterior - SISCOMEX, vigente na data do efetivo pagamento da fatura: multa de até R$ 100.000,00 (cem mil reais).

O presidente da AcomexRio, Tony Barbeito, explica que apesar de estar em vigor há quatro anos a normativa ainda é pouco conhecida entre os profissionais do setor, o que contribui para o aumento de práticas ilegais. “Muitos armadores e agentes de carga se beneficiam da falta de informação sobre o assunto para estipularem suas próprias taxas de conversão. Como argumento geralmente usam questões econômicas ou, agora, a falta global de contêineres. Mas a normativa é clara, o valor do frete internacional deve ter como base a cotação de câmbio da tabela Siscomex”.

Heleno Maffra trabalha como consultor de comércio exterior há 30 anos. Segundo ele, a normativa contribui muito para estabelecer a correlação entre armadores e usuários, regulamentando um tema que há muito era debatido pela categoria. “É importante que o usuário tenha conhecimento da legislação para defender seus direitos. Sabemos que o tempo no comércio exterior vale muito, mas é imprescindível que ao se deparar com a aplicação de taxas abusivas o profissional registre esse ato e denuncie. Adotamos como prática na empresa denunciar toda e qualquer infração tarifária e tivemos bons retornos da Antaq.”, explica.

Para a denúncia de cobranças abusivas, a AcomexRio orienta que o usuário registre o orçamento recebido e informe o armador ou agente de carga que tem conhecimento do artigo 27 da RN nº 18 da Antaq, e que a empresa está agindo em desacordo com a legislação. Posteriormente, o usuário deve acessar o canal de denúncias da Antaq e formalizar a reclamação. Para denunciar situações como essa é necessário entrar no site da agência e procurar pela aba Fala.br - denúncias: www.gov.br/antaq.

AComexRio - A Associação dos Importadores e Intervenientes em Comércio Exterior do Estado do Rio de Janeiro (AComexRio) foi fundada em 2021 e tem o objetivo de impulsionar as cadeias de logística e importação, buscando discutir projetos que contribuam para um ambiente mais seguro e competitivo no mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version