SEGS Portal Nacional

Economia

Descomplicando o economês

  • Quarta, 22 Setembro 2021 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rose Leoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Antes de mais nada, qual seria a conceituação de “economês”? Linguagem pejada de tecnicidades do jargão dos economistas; terminologia só compreensível a economistas. Por sua vez, o sinônimo de pejado também trazido pelo google é aquilo que tem a capacidade completa; carregado, cheio, repleto. Dito isto, vamos começar a descomplicar os significados deste singular dialeto “economês”?

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar algumas vezes nos jargões utilizados pelos profissionais vinculados à Bolsa de Valores, tais como “bull market” e/ou “bear market” como uma referência ao comportamento de mercado, ou melhor dizendo, se a bolsa está em tendência de alta ou de baixa.

As referidas expressões de cunho inglês “bull market” e “bear market”, se referem aos animais touro (bull) e urso (bear) e às suas características particulares. O touro (bull) apresenta sempre a característica de bater de baixo para cima em seu adversário. Ele usa os chifres para jogar o seu oponente para o alto. Por sua vez, o urso (bear) abate seu oponente sempre de cima para baixo. O urso abate seu adversário em direção ao solo.

Assim, descomplicando o economês destas duas expressões tão utilizadas para exprimir as condições do mercado de ações, “bull market “significa tendência de mercado para cima e “bear market” tendência de mercado para baixo.

Mercado de “bull market indica preço das ações para cima, mercado de “bear market” indica preço das ações para baixo.

Por outro lado, quais são as forças de mercado que agem de forma propulsora para a tendência de alta ou de baixa?

Imagine o seguinte cenário: Se, por um lado, há expectativas dos investidores de que o mercado se aquecerá em decorrência de bons dados macroeconômicos, setoriais, empresariais, políticos, enfim, num somatório de expectativas de que tudo irá melhorar é natural haver uma pressão compradora sobre os ativos financeiros existentes.

Por exemplo, nestes momentos de pressão compradora sobre uma quantidade prévia limitada de ações, faz com que seus preços subam, pois a demanda por tais ativos pressiona a sua oferta.

Ao haver o aumento da demanda sobre uma quantidade prévia limitada de ações, seus preços irão subir numa espécie de leilão (oferta x demanda). Este momento particular de mercado no qual a tendência é a subida e valorização dos preços das ações é caracterizado como bull market (mercado para cima).

Contrariamente, quando as expectativas dos investidores e dos agentes econômicos estão calcadas na retração das condições de mercado, ocorre o inverso e ele entra em compasso de bear market (mercado para baixo). Ou seja, neste momento em particular de mercado haverá uma quantidade maior ofertada para a venda das ações do que para sua demanda de compra. Assim, os preços das ações irão se ajustar para baixo.

Outra medida não menos importante e não menos carregada de “economês” é o termo benchmark. Benchmark é uma medida comparativa, um parâmetro para os investimentos realizados.

Por exemplo, no segmento de renda fixa no Brasil para títulos públicos, títulos de crédito privados e outros, o benchmark é O CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

A valorização acumulada do CDI é divulgada mensalmente ao mercado. Portanto, ao comparar sua aplicação ao CDI o investidor pode mensurar, comparativamente, se seus investimentos estiveram abaixo, igual ou acima do parâmetro. Isto lhes dá uma medida da performance de seus investimentos tão importante para buscar a otimização de seus resultados.

No mercado de ações, o benchmark é o famoso índice Ibovespa, que em seu bojo calcula todo dia a sua variação, podendo ser para cima ou para baixo dependendo das condições de mercado.

Como o CDI é também o parâmetro geral dos investimentos considerados como os de mais baixo risco no país, nada impede ao investidor sempre tê-lo como parâmetro comparativo também aos investimentos para outros segmentos, tais como a bolsa de valores ou fundos imobiliários por exemplo, ainda que estes segmentos possuam seus próprios benchmarks, já que possibilita ao investidor, inclusive, a referência se vale a pena investir em outro segmento menos conservador e de maior risco, a partir da verificação da relação de risco versus retorno incorrida.

Precisando estar de mãos dadas com as análises cotidianas se o mercado está em tendência de bull market ou de bear market, qual é a forma que o preço dos ativos estão se ajustando à oferta x demanda dos mesmos, se está havendo pressão compradora ou vendedora e qual a melhor forma de se posicionar, preservar o capital e buscar ganhos diferenciados, é só descomplicar o economês!

Carlos Lopes é economista, mestre em Economia Empresarial, assessor da Aspen Investimentos, sócio responsável pela Aspen Educacional


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version