SEGS Portal Nacional

Economia

Refis da Pandemia: governo mais uma vez deve socorrer as empresas

  • Quarta, 09 Junho 2021 10:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Murillo Torelli Pinto

Um novo Programa Especial de Regularização Tributária (Refis) está sendo preparado pelo Congresso. Esse Refis tem algumas particularidades interessantes. A primeira é o parcelamento e renegociação de dívidas tributárias mais antigas que a covid-19. A outra característica particular é que o programa não estará disponível para todas as empresas, somente para as empresas com queda superior a 15% na receita no período da pandemia, podendo conceder descontos de até 70% do valor da dívida (das multas e juros), sendo progressivo, "quanto maior a queda na receita, maiores serão os descontos".

As empresas que apuram o Imposto de Renda (IRPJ) e a Contribuição Social do Lucro Líquido (CSLL) pelo regime do Lucro Real terão outra vantagem, que será a possiblidade de usar o saldo de prejuízo fiscal (acumulado em períodos anteriores) como créditos tributários no pagamento de impostos. Atualmente, o saldo de prejuízo fiscal demora para ser usado, pois seu processo de compensação está limitado a 30% dos lucros futuros.

Essas duas medidas, desconto progressivo e uso do prejuízo fiscal, serão incluídas no projeto já em tramitação no Senado, e são um forte indicador de processo de transição para a tão aguardada reforma tributária.

É interessante notar que o desconto que pode chegar a 70% não é do valor dos tributos, mas dos encargos de juros e de multas que transcorreram do período do não pagamento do tributo até a data de adesão ao Refis. A medida proposta pelo Congresso apresenta descontos de até 100% sobre as multas e sobre os juros, os descontos chegam a 70%. A parcela, que tem de ser paga à vista, deve oscilar entre 2,5% e 20% da dívida, sendo menor para as empresas que tiveram maiores quedas no faturamento.

As polêmicas estão relacionadas com a queda na receita do governo com essas renúncias fiscais (apesar de serem consideradas dívidas de difícil recebimento) e limitação das empresas que poderão se beneficiar do programa. Parlamentares estão defendendo que o programa deveria ser aberto para todas as empresas (independente da queda nas receitas) e paras as pessoas físicas.

O atual Refis é um processo interessante para governo, pois ele renuncia à arrecadação de parte dos valores das multas e juros, mas acaba ajudando as empresas e conseguindo a arrecadação do valor dos tributos. Sem os descontos, muitas empresas jamais conseguiriam pagar essas dívidas tributárias. O governo entra na máxima (ou mínima) "antes receber o pouco do que não receber nada". Para as empresas também é interessante, pois elas podem diminuir as dívidas fiscais e aproveitarem o crescimento econômico que o país deve passar nos próximos meses e anos. O Ministro da Economia Paulo Guedes chamou o Refis de "passaporte tributário".

Murillo Torelli Pinto é professor de Contabilidade Financeira e Tributária da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version