SEGS Portal Nacional

Economia

Corretora de Valores e Banco. Você sabe a diferença entre estas instituições?

  • Quarta, 26 Mai 2021 12:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clarisse Florentino
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Ale Boiani, CEO, fundadora e Sócia do 360iGroup

É comum as pessoas se questionarem sobre a diferença entre uma Corretora de Valores e um Banco. No Brasil existem tanto corretoras de valores que conseguiram autorização para atuar como bancos, como também temos bancos que possuem em sua estrutura corretoras de valores.

Mas o que faz uma corretora de valores? As corretoras fazem o intermédio do investidor com o mercado financeiro, disponibilizando investimentos dentro e fora da bolsa de valores, títulos públicos, bancários, fundos, entre outros, e, por isso, tem sido cada vez mais comum que os bancos possuam corretoras de valores, oferecendo ao cliente a tranquilidade de ter uma equipe de especialistas em investimentos, mas sem perder as comodidades que o banco oferece. Por isso, é possível que um banco tenha essas diferentes linhas de negócio.

As contas na corretora de valores não tem mensalidades, e quando se atua em uma corretora vinculada a algum banco é possível ter também uma conta corrente sem custos, por exemplo.

Para os bancos que optam por implementar em sua estrutura uma corretora de valores, o movimento tem sido cada vez mais comum com o crescimento do mercado das assessorias de investimento nos últimos anos, o que fez com que alguns bancos tomassem a decisão de fazer um movimento focado nas assessorias de investimentos independentes.

O Itaú, por exemplo, quando comprou parte da XP, já estava de olho nestes clientes que gostam do trabalho do assessor de investimentos (que não é ligado às metas de produto do banco - comum na rotina - e ainda trabalha de maneira autônoma), podendo ofertar diferentes tipos de investimento para o cliente, mas sem estar ligados à instituição.

Também podemos citar o Bradesco, com a Ágora, sua corretora de valores própria, que também trabalha com um perfil de cliente diferenciado, mantendo os serviços do banco e uma equipe de assessores que são funcionários da instituição, assim como no Itaú.

Um dos players mais recentes desse mercado em potencial é o Safra, que deu um passo a mais ao unir a tradição de uma instituição de mais de 175 anos com o mercado de assessoria de investimentos, com a linha de negócio Safra Invest. O Banco passou a cadastrar e credenciar escritórios autônomos de investimentos, autorizados a trabalhar com sua marca, porém fora de suas agências bancárias.

O trabalho desses assessores de investimentos é focado nas carteiras de investimento dos clientes, mas que pode disponibilizar a eles a comodidades de obter produtos bancários como cartão de crédito, conta corrente, empréstimos e financiamentos.

Vale esclarecer que o assessor de investimentos não é funcionário do Banco, o que transparece e anula o desconforto de o cliente, de repente, ter que abrir mão de um profissional que confia no trabalho desenvolvido sobre os seus investimentos, e que possui uma relação de parceria, apenas porque ele mudou de instituição, ou foi promovido para outra área correlacionada.

O assessor é dono do próprio negócio e é remunerado pelos próprios ativos do cliente. Explica-se: quando alguém investe em um fundo, parte da taxa de administração que ele pagaria mesmo sem ninguém o atender vai para o assessor de investimentos que cuida e administra a sua conta.

Além disso, o que brilha os olhos das pessoas e tem tornado a função de assessor de investimentos cada vez mais promissora é o fato de que cada assessor tem uma quantidade limitada de clientes para atender, justamente para tornar e corresponder a um atendimento personalizado. E isso consequentemente ajuda os clientes a atingirem seus objetivos financeiros de acordo com o seu perfil de investimentos.

*Ale Boiani é CEO, gestora e fundadora do grupo financeiro 360iGroup , fundado há 11 anos e que tem cinco linhas diferentes de negócios nas áreas de seguros, finanças, investimentos e planejamento patrimonial, sucessório, tributário e fiscal. Com a profissional, que possui experiência de mais de 20 anos na área na linha de frente, a companhia soma 1,3 bilhão sob administração e mais de 2.500 pessoas capacitadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version