Bmg se prepara para 2ª onda de transformação com mudança na estrutura organizacional
Empresa reestrutura diretorias para melhorar a horizontalidade nas frentes de negócio e se consolidar como uma fintech de 90 anos
O Banco Bmg - instituição financeira com 90 anos de tradição que iniciou um processo relevante de transformação, que já a colocou no meio dos principais players digitais do país, acaba de se reorganizar para uma próxima onda de modernização e avanço em seus negócios e governança.
"Desde que iniciamos nossa transformação, passamos por uma mudança acelerada que incluiu uma nova forma de trabalhar e de fazer negócios. A pandemia foi uma espécie de ’batismo de fogo’, no qual passamos até o momento com grande sucesso - protegendo clientes e colaboradores, ao mesmo tempo que implantamos uma nova cultura, uma forma de trabalho mais digital e incrementamos os resultados. Mesmo assim, entendemos que era hora de dobrar nossas apostas na transformação e fazer uma outra reorganização, mesmo tendo resultados excelentes. Com isso, conseguimos trazer ao mercado o melhor de dois mundos: a segurança e tradição de um banco que está há 90 anos no mercado, com a agilidade para se inovar e encantar os clientes, presente em muitas fintechs", comenta Ana Karina Bortoni, CEO do Bmg.
Na organização das áreas de negócio, as principais alterações são as criações de duas diretorias com foco no Figital - grande aposta do Bmg para inclusão financeira no País, que visa juntar a eficiência e a experiência dos canais digitais com o atendimento personalizado e cuidadoso que uma rede física própria e de parceiros é capaz de proporcionar -, a criação de uma diretoria com foco na estratégia de negócios Digitais, que coordenará os esforços do Banco nesta frente, e a implementação de uma diretoria para Atacado.
"Em relação aos negócios digitais, estamos em uma crescente constante e chegamos em 5,2 milhões de clientes ativos agora em maio, por isso a necessidade de uma diretoria dedicada. Já quanto aos serviços e produtos para o atacado, que em dezembro de 2020 representaram 13,2% da carteira total do Banco, a nova diretoria chega para ampliar ainda mais os resultados e dar sustentabilidade para essa frente", explica Ana Karina.
As demais áreas, chamadas pelo Bmg de "Estruturantes", também passaram por uma transformação: foi criada a área de Clientes e Tech Core, com foco na experiência do cliente, ao mesmo tempo que intensifica a modernização tecnológica no Banco; a área de Tech Digital, voltada para o desenvolvimento de sistemas de ponta para o canal digital; reforço da área de Transformação Organizacional, que trabalha no planejamento e na catalização de todas as mudanças que o Bmg tem em seu roadmap; e, por fim, há o aumento do escopo da vice-presidência de Sustentabilidade, que recebe as áreas de Analytics e Crédito.
"A reestruturação está bastante voltada ao nosso plano de negócio, trazendo maior impacto comercial e experiência para o cliente, ao mesmo tempo em que as Áreas Estruturantes propiciam uma espinha dorsal estável para o Banco, que possibilita a ampliação do nosso modelo de trabalho ágil e que já virou realidade para grande parte da organização no último ano. Ela também servirá para transformar ainda mais os negócios do Bmg nesse e nos próximos anos, com foco na democratização dos serviços financeiros e na estratégia figital de negócios, que une o melhor dos mundos físico e digital em um só banco", finaliza a CEO.
O anúncio chega logo após o Bmg ter divulgado ótimos resultados no quarto trimestre de 2020, dentre eles, o lucro líquido recorrente de R﹩ 381 milhões no ano, ou seja, um crescimento de 10,8% em comparação com 2019, assim como a marca de 5,2 milhões de clientes ativos, um aumento recorde de 28,7% nos últimos doze meses, números que reafirmam a resiliência e a lucratividade do Banco.
Novas diretorias e lideranças
Áreas de negócios
Atacado: Roberto Simões passa a ser o diretor responsável pela área, que continua com importantes desafios de Negócios de Atacado, Produtos Estruturados e Tesouraria.
Digital & Marketing: Sob a direção de Alexandre Winandy, a área fortalece a integração da estratégia do Banco Digital com os parceiros do banco e o mercado. A nova área é composta por Negócios Digitais, Design, Aquisição e Marketing.
Figital (Comercial e Parcerias): Amanda Ituassu passa a ser a diretora da área, que é responsável pela estratégia comercial, planejamento e projetos de crescimento junto aos correspondentes bancários, franqueados e parceiros de varejo.
Figital (Lojas help! e Produtos): Com a direção de Adelaide Simões, a área é responsável pela help! franchising, operações próprias da help! e produtos core do banco.
Áreas Estruturantes
Vice-presidencia de sustentabilidade: Flavio Guimarães assume a co-liderança da vice-presidência de sustentabilidade, no início de um processo organizado de sucessão de Marco Antunes, atual vice-presidente do banco que deve se aposentar até o final do ano. A Vice-presidência é responsável pelos temas de Riscos, Jurídico, Finanças, Crédito, Analytics e Relacionamento com Investidores.
Clientes e Tech Core: Eduardo Mazon assume os temas Clientes, Operações e Tecnologia Core, movimento para ter soluções mais integradas para clientes.
Tech Digital: Sob a liderança de Daniel Freire, a área segue com os movimentos iniciados nos últimos meses para avançar nas frentes de estratégia de tecnologia para negócios e evoluções da infraestrutura e arquitetura do Bmg.
Transformação Organizacional: Liderada por Daniel Pavelec, a diretoria engloba as áreas de Transformação, Remuneração, Governança e Planejamento Estratégico, concentrando esforços estruturantes para acelerar a transformação do Bmg.
Sobre o Bmg
Sobre o Bmg
Com 90 anos de tradição, o Bmg é um banco que não para de se transformar para proporcionar aos brasileiros a melhor experiência em ter crédito, desenvolvendo produtos e serviços simplificados, inclusivos e inovadores que geram valor para seus clientes e popularizam as soluções financeiras no País. Liderado pela CEO Ana Karina Bortoni, atualmente uma das poucas mulheres presidentes de banco no Brasil, o Bmg é pioneiro na oferta de crédito consignado, que democratizou o acesso ao crédito com juros mais baixos, e possui a maior rede de correspondentes bancários do País, auxiliando no crescimento econômico local e na disseminação de oportunidades por todo território nacional. O seu portfólio de produtos e serviços inclui conta digital, cartões de crédito, empréstimos, seguros, entre outros. Apaixonado por inovação, ética com transparência e empreendedorismo, o Bmg é um dos maiores incentivadores do esporte nacional e patrocina as equipes femininas e masculinas de futebol do Corinthians, do Atlético Mineiro e do Vasco.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>