SEGS Portal Nacional

Economia

Como fica a exclusão do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS

  • Terça, 18 Mai 2021 09:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Ucelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O julgamento da chamada ‘tese do século’, analisado em sede de repercussão geral do Tema nº 69, a qual teve como leading case o RE 574.706, foi encerrado em 13/05/2021 pelo Supremo Tribunal Federal, com a confirmação de que o ICMS não deve compor a base de cálculo o PIS/COFINS.

Além da confirmação da tese fixada, restou determinado que os efeitos da decisão deverão surtir a partir de 13/05/2021, ressalvados os direitos creditórios de contribuintes de que já haviam buscado o judiciário até tal data para discutir a questão, bem como, de que o ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS/COFINS é o destacado.

Com isso, a sistemática confirmada pelo STF fortaleceu ainda mais a tese de que o ISS também não deve compor a base de cálculo do PIS/COFINS pela mesma fundamentação, qual seja, a exação não se confunde com faturamento para fins de incidência das contribuições.

Assim como o ICMS, o ISS é mero ingresso financeiro na contabilidade do contribuinte e não se confunde com patrimônio deste para fins de PIS/COFINS, conforme determinado no Artigo 195, I, ‘b’ da Constituição Federal.

O tema já é analisado pela corte do STF através do leading case RE 592616, processo este que determinou repercussão geral tema 118 do Supremo Tribunal Federal em 24/08/2020.

O Relator dos autos, Ministro Celso de Mello, posicionou-se de forma favorável ao contribuinte ao declinar em seu voto que ISS não integra a base de cálculo das contribuições sociais referentes ao PIS e à COFINS.

Em trecho do seu voto o Relator ponderou da seguinte forma: "Proponho, ainda, a fixação de tese no sentido de que "O valor correspondente ao ISS não integra a base de cálculo das contribuições sociais referentes ao PIS e à COFINS, pelo fato de o ISS qualificar-se como simples ingresso financeiro que meramente transita, sem qualquer caráter de definitividade, pelo patrimônio e pela contabilidade do contribuinte, sob pena de transgressão ao art. 195, I, ‘b’, da Constituição da República (na redação dada pela EC nº 20/98)."

Na fundamentação do seu voto o ministro ressaltou as limitações ao poder de tributar de cada ente federativo, a qual na ânsia de arrecadar extrapolam de forma desarrazoada as regras impostas pela constituição federal na fixação de regras tributárias.

Se caso firmada neste sentido, o que provavelmente deverá acontecer, a tese é mais uma grande vitória dos contribuintes que poderão excluir a exação do ISS da base de cálculo das contribuições do PIS e COFINS, sob a mesma ótica de exclusão do ICMS, uma vez que tais valores não englobam o conceito de receita para determinado na regra matriz dos tributos, sendo simples ingresso financeiro que meramente transita, sem qualquer caráter de definitividade, pelo patrimônio e pela contabilidade do contribuinte.

Thiago Santana Lira - Associado em Barroso Advogados Associados ( http://www.baa.adv.br/), e advogado, especialista em Direito Tributário - IBET-SP e membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP - Subseção de São Bernardo do Campo-SP,


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version