Operação triangular: saiba como automatizar a geração de NF-e
As operações triangulares são cada vez mais comuns na linha de produção e prestação de serviços. Ela possibilita pular uma etapa do processo de entrega e chegar diretamente ao consumidor final.
Normalmente, ocorre do produtor vender o produto para um revendedor e consequentemente esse produto chegar ao consumidor final. Mas como vimos, com a operação triangular há possibilidade de pular uma etapa desse processo de entrega.
Gostaria de atuar neste modelo, mas não sabe como gerenciar suas operações e emissão de nota fiscal? Continue a leitura.
Processo regular de vendas
Conhecido pela maioria das pessoas, no processo regular de vendas o fornecedor emite uma única NF-e que tem o revendedor como destinatário da operação. Ou seja, quando o consumidor final realiza uma compra do revendedor, é emitido junto à nota fiscal um CFOP (Código Fiscal de Operação e Prestação) de revenda.
Para além desse formato, existe outra forma para que os produtos e serviços cheguem ao seu destinatário, conhecida como operação triangular, onde o produtor e o consumidor final estão ligados diretamente, com foco na eficiência.
Mas como funciona a operação?
Para entendermos melhor essa operação, é preciso compreender os três elementos envolvidos:
O produtor: aquele que produz vende para revendedores
O revendedor: aquele que compra o produto para revender
O cliente final: o cliente final que adquiriu o produto. Pode ser pessoa física ou jurídica
Portanto, a emissão das notas fiscais se torna tão relevante, já que para transportar o produto, o produtor deve emitir duas notas finais, seja para o revendedor e para o cliente final.
Para entender melhor, a nota de responsabilidade do fornecedor ficará da seguinte forma:
Nota para o cliente final
Natureza da operação: Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros
CFOP: 6923 (operação interestadual) ou 5923 (operação interna) – remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem.
Nota fiscal para o revendedor
Natureza da operação: Venda de produção do estabelecimento
CFOP 6118 (operação interestadual) ou 5118 (operação interna) – venda de produção do estabelecimento entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem.
É preciso lembrar que a NF-e emitida para o cliente é isenta de tributação, servindo apenas para transporte e conter informações do número da nota fiscal emitida para o revendedor. Isso porque, o vendedor deve emitir também uma nota fiscal para o cliente final e deve constar:
Natureza da operação: venda à ordem
CFOP 5120 (operação interna) ou 6120 (operação interestadual)
Como vimos acima, a operação triangular envolve produtor, revendedor e cliente final. Pensando nesse mercado, é preciso ter operações ágeis e eficientes, e um grande aliado é o software de gestão.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>