SEGS Portal Nacional

Economia

Especialista comenta novidades no Imposto de Renda e lista dicas para não cair na malha fina

  • Segunda, 10 Mai 2021 10:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Arlindo Júnior
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

A mais importante das novidades na declaração desse ano é a devolução do auxílio emergencial para quem recebeu, mas não se enquadrava nas regras impostas pelo governo

Na declaração de Imposto de Renda 2021, todos os cidadãos que receberam auxílio emergencial no ano de 2020, mas alcançaram um total de rendimentos tributáveis (sem contar o auxílio) acima de R$ 22.847,76 no ano, serão obrigados a devolver o valor do benefício. A devolução também se aplica aos dependentes incluídos na declaração do imposto de renda que também tenham recebido o auxílio.

A Receita Federal estima que cerca de 3 milhões de pessoas que receberam o auxílio emergencial em 2020 devolvam o dinheiro. O prazo final de entrega da declaração foi adiado de 30 de abril para o dia 31 de maio. A Receita Federal informou que a decisão pela mudança de data é uma forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia.

Segundo o advogado especialista em Direito Tributário e Empresarial Ângelo Peccini, sócio da Peccini Neto Advocacia, do ponto de vista tributário, é de fato necessário que ocorra a devolução dos valores recebidos. “O auxílio é um plano emergencial, para ajudar as pessoas que não tinham como sobreviver e acabaram tendo um amparo do estado. Nós estamos falando de verbas públicas, a partir do momento de quem não se encaixa nas regras recebe o benefício, acaba retirando o direito de quem realmente necessita, por isso há a necessidade de devolver os valores para a União”, aponta o especialista.

Dicas para não cair na malha fina

Segundo o advogado, quem quer evitar ter problemas com a Receita Federal deve se atentar e preencher a declaração com muita atenção. “Cair na malha fina é uma das coisas que mais assustam os contribuintes, pois quem está nessa condição fica sendo sempre investigado ponto a ponto pela Receita Federal e isso pode ser bem constrangedor”, relata Peccini.

Para evitar essa situação, o especialista enumera algumas dicas importantes, como não omitir rendimentos, não declarar valores inverídicos com a finalidade de receber uma devolução, preencher as informações sempre da maneira correta, não incluir dependentes irregulares e nem omitir as rendas de dependentes verídicos. Também é importante não apresentar despesas médicas incompatíveis, nem informações divergentes da fonte pagadora.

“É necessário muito cuidado com esses erros, pois a Receita tem como conferir essas omissões, que fazem com que o contribuinte seja responsabilizado. É muito fácil para a Receita Federal ter acesso a isso”, orienta o advogado.

Peccini também alerta que o ato de fraudar documentos é crime em qualquer situação, não só na declaração de Imposto de Renda, por isso muita atenção é necessária no momento do preenchimento. “Um número a mais, uma vírgula a mais, uma informação errada, tudo isso causa um verdadeiro estrago na declaração e o contribuinte é responsabilizado. Portanto, quem quer evitar problemas com a Receita Federal, é bom ficar atento a essas dicas”, finaliza.

PERFIL DO CLIENTE

Ângelo Peccini Neto é advogado, com especializações nas áreas de Direito Tributário, Constitucional, Empresarial e em Contabilidade, Auditória e Gestão Tributária. Também possui formação em Relações Internacionais e é sócio- fundador da Peccini Neto Advogados. É Diretor Jurídico e de Educação da Associação dos Jovens Empresários de Roraima (AJE-RR) e foi presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB – seção Roraima (2016- 2018), da Comissão Nacional em Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2016-2018), entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version