SEGS Portal Nacional

Economia

Pesquisadoras da UFRJ sugerem novo modelo econômico e programa de renda básica, durante o Foro Inteligência

  • Sexta, 30 Abril 2021 09:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Pontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Aumento de impostos para os ricos é uma das medidas cruciais apontadas para buscar maior justiça social

Um novo programa nacional de desenvolvimento, com base em oportunidades decorrentes da crise climática, alinhado a medidas de geração de renda básica. Essa foi a saída apontada pelas professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Lena Lavinas e Tatiana Roque para retomar o crescimento econômico e promover a inclusão social no Brasil. As professoras participaram do webinar "Programa Nacional de Desenvolvimento com inclusão social", realizado pelo Foro Inteligência, no último dia 28.

Ao destacar a forte presença do Estado na condução da retomada econômica para enfrentar os efeitos da pandemia de Covid-19 proposta por Joe Biden, a professora titular do Instituto de Economia da UFRJ Lena Lavinas destacou a importância de um novo modelo econômico que contemple as demandas das mudanças climáticas e aumente os impostos dos brasileiros ricos. A docente indicou que o momento pode se tornar uma janela para o Brasil criar outro modelo econômico, que contemple a biodiversidade do país e taxe as grandes fortunas.

"O Brasil é capaz de produzir um novo programa nacional de desenvolvimento. Mas o Estado precisa fazer dívidas para enfrentar os danos da pandemia. Isso está sendo proposto pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pela Argentina. O Estado deve injetar recursos e conduzir o processo. Também precisamos fazer como a Bolívia que vai taxar as 300 maiores fortunas do país", assinalou a pesquisadora, argumentado que no lugar da filantropia, deve-se lutar por justiça social.

Em sintonia com a necessidade de um novo paradigma para a economia, a coordenadora do Fórum Ciência e Cultura da UFRJ, Tatiana Roque, celebrou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou ao governo federal a fixação do valor de um benefício de renda mínima para a população em situação de extrema pobreza a partir do Orçamento de 2022. Segundo Tatiana Roque, a medida é um avanço, mas é preciso alargar os critérios para quem recebe o Bolsa Família, bem como o valor do benefício.

A coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ explicou que o contrato de trabalho assalariado não é mais predominante no mercado e que ações que promovam o acesso a uma renda básica universal podem equalizar a desigualdade de acesso à renda. "Lutamos para que a renda básica não substitua a seguridade social. Não defendemos como ideia mercantilizar o acesso à saúde e à educação", esclareceu Tatiana Roque.

A pesquisadora salientou que os processos de automação e robotização têm tornado o mundo do trabalho mais polarizado, deixando os bons empregos restritos àqueles com maior grau de instrução. "Existe uma diminuição da classe média relacionada a uma faixa intermediária de trabalhos que tende a desaparecer. Boa parte dos empregos no Brasil é de auxiliares, como os de escritório, por exemplo. Com o avanço do home office, esses empregos tendem a desaparecer", acrescentou a coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

O Foro Inteligência está disponível no Facebook e, posteriormente, estará disponível no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.

Sobre o Foro Inteligência: Reúne o BRICS Policy Center e a Insight Comunicação, com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos. O Foro manterá um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version