SEGS Portal Nacional

Economia

Franquia de totens de serviços financeiros promove a democratização do acesso bancário

  • Quinta, 29 Abril 2021 11:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniele de Almeida Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Modelo de negócio tende a crescer frente à redução do número de agências bancárias e a dificuldade de acesso à internet no Brasil

As medidas restritivas à circulação de pessoas e aos negócios continuam em todo o mundo para conter a pandemia da Covid-19. Com as limitações das atividades presenciais, coisas simples, como pagar contas, tornaram-se complicadas, afinal os estabelecimentos, quando não estão fechados, funcionam em horários reduzidos e trazem o risco de filas e aglomerações. Todas essas mudanças na rotina geraram um “boom” de serviços online, proporcionando o crescimento de setores como e-commerce, pagamentos por aplicativos bancários e carteiras digitais. Para se adaptar a esse novo normal, a internet se tornou imprescindível, mas muitos brasileiros ainda sofrem para acessar a tecnologia em pleno século 21.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnac C), realizada no 4º trimestre de 2019, e divulgada no dia 14 de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 39, 8 milhões de pessoas não possuem acesso à internet no país. Além disso, muitos carecem de habilidade para utilizar a tecnologia, principalmente os mais idosos.

Não bastassem esses problemas, o fechamento de inúmeras agências durante a pandemia trouxe ainda mais desafios na hora de acessar serviços bancários. De acordo com o último levantamento do Banco Central, compilado pela Bloomberg, 1.444 agências no Brasil encerraram suas atividades nos 12 meses anteriores a novembro de 2020, alta de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foi o maior corte desde 2017.

Em resposta a esse cenário, a fintech Parça traz soluções que promovem a democratização do acesso bancário para empresas e pessoas físicas, utilizando totens de autoatendimento, instalados em locais essenciais e de grande circulação, como terminais de ônibus, mercados e shoppings centers. Por meio deles, o usuário consegue pagar ou parcelar boletos e contas de consumo, tributos municipais, estaduais e federais, consultar CPF e CNPJ, fazer recarga de celular, solicitar Crédito consignado ou Empréstimo pessoal e realizar a verificação veicular completa para saber se um automóvel vem de leilão ou passou por sinistro, por exemplo. As operações são realizadas de forma rápida, prática e didática.

“Questões que antes você levaria um dia inteiro para resolver, indo em diferentes lugares, gastando tempo e enfrentando filas, hoje são possíveis de resolver na hora do almoço, em uma pausa do seu dia, de modo simples, rápido e sem burocracia”, diz Antônio Brizoti Júnior, Diretor Executivo da Parça.

Mas não é apenas o acesso aos serviços bancários que a rede facilita. Ciente de que o cenário econômico foi fortemente impactado e muitos brasileiros encontram-se em situação crítica de endividamento, a fintech oferece a possibilidade de parcelar as dívidas em até 12 (doze) vezes no cartão de crédito ou pagá-las à vista no débito. “A população ganha um respiro em relação às contas”, explica Brizoti.

Para este ano, a marca, que está presente em mais de 19 estados brasileiros, espera fechar mais de 140 contratos com franqueados em todo o Brasil e movimentar mais de R$100 milhões em todos os totens. Até dezembro de 2021 a Parça terá aproximadamente 520 totens em operação.

Sobre a Parça

Presente em mais de 19 estados brasileiros, a Parça, é a primeira franquia de autoatendimento de serviços financeiros do Brasil. O objetivo da rede é facilitar a vida do consumidor que passa horas na fila e não está familiarizado com serviços de aplicativos do tipo internet banking. O produto é voltado para as classes C e D, um dos públicos que mais sofre com as oscilações financeiras atuais, mas que preza por manter o nome limpo e busca formas de sair do endividamento e parcelar contas para evitar problemas com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version