SEGS Portal Nacional

Economia

Do crédito à cobrança: Grafeno traz agilidade e segurança para o mercado de capitais

  • Sexta, 04 Dezembro 2020 11:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Melissa Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Soluções da fintech vão de contas digitais para empresas até registradora de duplicata eletrônica e CCBs

Apesar do setor financeiro ser um dos mais impactados pela transformação digital, o mercado de contas para as médias empresas e credores ainda sofre pela falta de digitalização, especialmente no segmento de crédito. Para otimizar toda essa operação e ajudar as organizações com os registros de duplicatas eletrônicas e CCBs (Cédulas de Crédito Bancário) nasceu a Grafeno - uma fintech que oferece contas digitais e infraestrutura de registros eletrônico para empresas e credores.

Formada por um time de executivos com vasta experiência nos mercados de tecnologia e financeiro, a startup criou uma solução one stop shop que integra desde contas digitais para empresas até uma registradora de duplicata eletrônica e CCBs. "Somos uma empresa de inovação tecnológica e regulatória para o mercado de capitais do Brasil, especialmente para administradores, gestores e consultores de FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios). Nosso objetivo é levar transformação para esse setor por meio das contas digitais e uma registradora de duplicatas eletrônicas que permite que empresas façam toda parte de escrituração em um ambiente 100% digital, seguro e muito mais eficiente", afirma Paulo David, CEO e fundador da Grafeno.

A fintech possui um portfólio completo para credores e instituições que estão acessando o mercado de crédito. Na frente de contas digitais, a startup possui a opção de uma conta vinculada - também conhecida como Escrow, e a conta empresa (para PJs). "Com a conta empresa da Grafeno, as organizações fazem transferência, recebem TEDs, pagam contas, agendam e aprovam transações. Já com a conta vinculada, o cedente garante ao credor que os valores referentes aos recebíveis que ele adquiriu irão para ele de forma automática, ou seja, ele que tem controle pela conta e recebe seu pagamento diretamente", explica Paulo.

O empreendedor lembra que a ideia das contas é otimizar a intermediação de recebíveis entre as empresas e os credores, garantindo segurança e eficiência nas transações. "A abertura da conta vinculada é a garantia que a empresa dá para o credor de que ele ficará com os valores relativos aos recebíveis que foram antecipados. No ambiente digital, em que a conciliação é feita de maneira muito mais rápida e automatizada, a conta vinculada se mostrou como a melhor alternativa para médias empresas acessarem linhas de crédito maiores e mais baratas.", pontua o CEO da Grafeno.

Com a registradora de duplicatas eletrônica, a única fintech em processo de autorização junto ao Banco Central, disponibiliza toda uma infraestrutura digital, que permite às empresas fazer a escrituração e o registro de duplicatas de forma totalmente otimizada. O objetivo é garantir a veracidade e a unicidade destes títulos de crédito. A empresa possui uma operação conjunta com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a ideia é oferecer o melhor pacote de soluções e preço para seus clientes.

O processo de abertura de contas da Grafeno é totalmente digital. Na plataforma, é possível emitir em poucos minutos uma CCB, instrumento que possibilita às empresas dar crédito de forma segura, fácil e ágil, aos clientes. "Nossa maior meta é ser referência na América Latina em segurança e tecnologia de ponta para o mercado financeiro. Com isso, conseguimos trabalhar com maior velocidade, ter preços muito mais em conta competitivos e, acima de tudo, ser simples e intuitivo para os clientes. Queremos conectar todas essas pontas do mercado financeiro, com uma solução simples e moderna", enfatiza Paulo David.

Sobre a Grafeno:

A Grafeno é uma fintech que oferece contas digitais para empresas e credores, além de infraestrutura para registro eletrônico de ativos (duplicatas e CCBs). Fundada em 2019, a empresa é formada por um time de executivos com vasta experiência no mercado de tecnologia e possui uma plataforma 100% digital para facilitar o acesso ao novo mercado de crédito, de forma transparente, eficiente, escalável e segura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version