SEGS Portal Nacional

Economia

Juros baixos e condições facilitadas movimentam setor da construção civil e ajudam na retomada da economia

  • Segunda, 30 Novembro 2020 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaíse Cidral
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Juros baixos construção civil- crédito foto Sergio Souza on Unsplash

Os efeitos da pandemia foram sentidos em todas as áreas, não apenas no Brasil, mas mundialmente. Porém, indo na contramão, o setor da construção civil foi o segundo menos impactado, ficando atrás apenas do agronegócio e já está reagindo, mostrando números positivos. Até julho, as vendas de imóveis chegaram a crescer 25%, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Um dos principais motivos para isso é que as taxas de juros anuais de crédito imobiliário caíram pela metade nos últimos quatro anos. A diferença é nítida e muito atrativa: de 15,6% em 2016 para 7,6% em 2020.

Além disso, a taxa Selic a 2%, a menor da história, também atraiu os compradores. Ou seja, aquelas pessoas que já estavam em busca de um imóvel, porém tinham a renda mais baixa, agora viram a oportunidade de acessar o mercado com condições facilitadas e comprar a casa própria. “A retomada da economia já está acontecendo aos poucos em diversos setores, mas entendemos que a construção civil continuará surpreendendo. Além das taxas baixas de juros, muitas pessoas passaram a ficar mais em casa, inclusive com o home office que tem se tornado cada vez mais comum, e isso faz com que o sonho da casa própria, que atenda às necessidades da família, se torne ainda mais imprescindível”, comenta Eduardo Aguiar, diretor Comercial da Expert System, empresa que fornece soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia das construtoras.

Além de a procura por imóveis ter aumentado, outro resultado positivo na construção civil são as oportunidades de emprego. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor fechou o primeiro semestre com 17 mil novas contratações. E, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as vendas seguiram em crescimento. A NGN Engenharia foi uma das empresas que adotou todos os protocolos de segurança e não parou. No fim do mês de maio, as consultas por aquisição de imóveis começaram a aumentar, porém o perfil do consumidor havia mudado. “Os juros baixaram facilitando ainda mais a compra de um imóvel. Mas, notamos a mudança no comportamento dos clientes. Antigamente, a procura era por imóveis com excelentes localizações, independentemente do tamanho. Agora, a busca é por mais qualidade de vida, com espaço, local para home office e, se possível, contato com a natureza”, comenta Nayme A. Romanos Soares, diretor da NGN Engenharia.

Nayme ainda afirma que, mesmo em meio à pandemia, quase todos seus imóveis foram vendidos e credita isso aos juros baixos que deixaram as prestações praticamente no valor de um aluguel. “Para nós do setor, os juros baixos aumentam e muito as chances de venda. Mesmo quem tem uma renda mais baixa pode adquirir seu imóvel”, finaliza.

“Com o aumento da demanda, é preciso que as construtoras estejam ainda mais preparadas para esse crescimento e, por isso, as ferramentas tecnológicas, como os softwares de engenharia de custo e gestão para a construção civil, são tão importantes. Afinal, com elas todo o processo de uma obra, desde planejamento até o canteiro, se torna mais ágil e assertivo”, explica o diretor da Expert System.

As expectativas para o próximo ano são altas e, principalmente, os programas como Minha Casa Minha Vida e o recém-criado Casa Verde e Amarela, devem ter um aumento na procura, movimentando não apenas o setor da construção civil, mas ajudando na retomada da economia brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version