Brasil,

Juros baixos e condições facilitadas movimentam setor da construção civil e ajudam na retomada da economia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaíse Cidral
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Juros baixos construção civil- crédito foto Sergio Souza on Unsplash Juros baixos construção civil- crédito foto Sergio Souza on Unsplash

Os efeitos da pandemia foram sentidos em todas as áreas, não apenas no Brasil, mas mundialmente. Porém, indo na contramão, o setor da construção civil foi o segundo menos impactado, ficando atrás apenas do agronegócio e já está reagindo, mostrando números positivos. Até julho, as vendas de imóveis chegaram a crescer 25%, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Um dos principais motivos para isso é que as taxas de juros anuais de crédito imobiliário caíram pela metade nos últimos quatro anos. A diferença é nítida e muito atrativa: de 15,6% em 2016 para 7,6% em 2020.

Além disso, a taxa Selic a 2%, a menor da história, também atraiu os compradores. Ou seja, aquelas pessoas que já estavam em busca de um imóvel, porém tinham a renda mais baixa, agora viram a oportunidade de acessar o mercado com condições facilitadas e comprar a casa própria. “A retomada da economia já está acontecendo aos poucos em diversos setores, mas entendemos que a construção civil continuará surpreendendo. Além das taxas baixas de juros, muitas pessoas passaram a ficar mais em casa, inclusive com o home office que tem se tornado cada vez mais comum, e isso faz com que o sonho da casa própria, que atenda às necessidades da família, se torne ainda mais imprescindível”, comenta Eduardo Aguiar, diretor Comercial da Expert System, empresa que fornece soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia das construtoras.

Além de a procura por imóveis ter aumentado, outro resultado positivo na construção civil são as oportunidades de emprego. De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor fechou o primeiro semestre com 17 mil novas contratações. E, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as vendas seguiram em crescimento. A NGN Engenharia foi uma das empresas que adotou todos os protocolos de segurança e não parou. No fim do mês de maio, as consultas por aquisição de imóveis começaram a aumentar, porém o perfil do consumidor havia mudado. “Os juros baixaram facilitando ainda mais a compra de um imóvel. Mas, notamos a mudança no comportamento dos clientes. Antigamente, a procura era por imóveis com excelentes localizações, independentemente do tamanho. Agora, a busca é por mais qualidade de vida, com espaço, local para home office e, se possível, contato com a natureza”, comenta Nayme A. Romanos Soares, diretor da NGN Engenharia.

Nayme ainda afirma que, mesmo em meio à pandemia, quase todos seus imóveis foram vendidos e credita isso aos juros baixos que deixaram as prestações praticamente no valor de um aluguel. “Para nós do setor, os juros baixos aumentam e muito as chances de venda. Mesmo quem tem uma renda mais baixa pode adquirir seu imóvel”, finaliza.

“Com o aumento da demanda, é preciso que as construtoras estejam ainda mais preparadas para esse crescimento e, por isso, as ferramentas tecnológicas, como os softwares de engenharia de custo e gestão para a construção civil, são tão importantes. Afinal, com elas todo o processo de uma obra, desde planejamento até o canteiro, se torna mais ágil e assertivo”, explica o diretor da Expert System.

As expectativas para o próximo ano são altas e, principalmente, os programas como Minha Casa Minha Vida e o recém-criado Casa Verde e Amarela, devem ter um aumento na procura, movimentando não apenas o setor da construção civil, mas ajudando na retomada da economia brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar