SEGS Portal Nacional

Economia

Preço de venda de imóveis comerciais recua 0,35% em outubro

  • Terça, 24 Novembro 2020 12:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Locação caiu 0,29% no mês; resultados foram menores que variações do IPCA e IGP-M

■ Análise do último mês: o preço médio de venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 m² recuou 0,35% em outubro, enquanto o preço médio de locação desse segmento apresentou queda de 0,29% no mês. Comparativamente, esses resultados foram inferiores à variação do IPCA/IBGE (+0,86%) e do IGP-M/FGV (+3,23%). No caso do preço médio de venda, a variação negativa foi impulsionada pelo comportamento do preço médio em: Niterói (-1,20%), Porto Alegre (-0,62%), Florianópolis (-0,61%), Belo Horizonte (-0,60%), São Paulo (-0,43%) e Campinas (-0,41%), ao passo que a queda no preço médio de locação foi influenciada pelo declínio do preço médio nas cidades: Rio de Janeiro (-0,77%), Belo Horizonte (-0,75%), Brasília (-0,73%), Salvador (-0,32%) e Florianópolis (-0,30%). Com esses resultados, o preço médio de venda do segmento comercial acumula queda de 0,20% em 2020, enquanto o preço médio do aluguel desses imóveis recua 0,75% no mesmo recorte temporal.

■ Análise dos últimos 12 meses: o preço médio de venda de imóveis comerciais ampliou a queda nominal para 0,97% nos últimos 12 meses, enquanto o preço médio de locação comercial acumula um recuo para 1,34% no mesmo horizonte. Para fins de comparação, a inflação acumulada nos últimos 12 meses supera as variações registradas pelo Índice FipeZap Comercial, tanto no caso do IPCA/IBGE (+3,92%) quanto IGP-M/FGV (+20,93%). A queda nominal no preço médio de venda de imóveis comerciais é influenciada, nesse horizonte, pelo recuo do preço médio observado em cidades como: Brasília (-3,77%), Niterói (-3,51%), Rio de Janeiro (-3,12%), Porto Alegre (-3,08%), Belo Horizonte (-2,72%) e Curitiba (-1,30%). Já com respeito ao preço médio de locação do segmento comercial, os maiores recuos nos últimos 12 meses foram registrados em: Salvador (-8,87%), Rio de Janeiro (-5,18%), Curitiba (-3,39%), Brasília (-2,14%), Porto Alegre (-1,90%) e Florianópolis (-1,72%).

■ Preço médio de venda e locação: em outubro de 2020, o valor médio do m2 de imóveis comerciais nas cidades monitoradas pelo Índice FipeZap foi de R$ 8.476/m2, no caso de imóveis comerciais colocados à venda, e de R$ 37,16/m2, entre aqueles destinados para locação. Entre todas as 10 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap Comercial, São Paulo se destacou com o maior valor médio tanto para venda de salas e conjuntos comerciais de até 200 m² (R$ 9.666/m2), quanto para locação de imóveis do mesmo segmento (R$ 43,92/m2). No Rio de Janeiro, os preços médios de venda e de locação comercial foram R$ 9.381/m² e R$ 37,16/m², respectivamente.

■ Rentabilidade do aluguel comercial*: pela razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda dos imóveis comerciais, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por investir no imóvel com a finalidade de obter renda com aluguel (rental yield). O indicador pode ser utilizado para avaliar a atratividade de salas e conjuntos comerciais em relação a outras opções de investimento disponíveis (incluindo, por exemplo, investimento em imóveis residenciais para obtenção de aluguel e aplicações financeiras). Com ligeiro avanço em 2020, o retorno médio do aluguel comercial (anualizado) foi calculado em 5,41% ao ano em outubro de 2020, superando a rentabilidade do aluguel de imóveis residenciais (4,72% ao ano), bem como o retorno médio real de aplicações financeiras de referência.

Nota (*): os preços considerados no indicador incluem apenas aqueles veiculados em anúncios para novos aluguéis. O Índice FipeZap não incorpora em seu cálculo a correção dos aluguéis vigentes, cujos valores são reajustados periodicamente de acordo com o especificado em contrato. Como resultado, capta-se de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda pelo aluguel de espaços comerciais ao longo do tempo.

Sobre a OLX Brasil

No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, VivaReal, Data ZAP, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, Imobilinks, Conecta Imobi e ZAP Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version