Brasil,

Setor de alimentos e bebidas cresce 150% no âmbito digital durante a quarentena

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Gaspar
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Análise do Pagar.me mostra a performance das vendas on-line de nove segmentos da economia nos últimos seis meses

O primeiro semestre de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus e por transformações importantes do comércio, entre elas a migração dos consumidores para o mundo das compras no ambiente digital. Por isso, o Pagar.me, empresa que oferece soluções completas de pagamento digital e faz parte do grupo Stone Co., analisou, durante seis meses, o comportamento do varejo eletrônico, comparando o período pré-pandemia com o período de isolamento social de nove setores da economia brasileira.

Para muitos empreendedores, vender em canais digitais foi o caminho para a sobrevivência dos negócios. O segmento que obteve mais destaque nesse período de isolamento e conseguiu evitar a queda foi o de Alimentos e Bebidas com aumento de 150% no volume de pagamento semanal. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, ajudam a corroborar a estimativa. Segundo a associação, houve um crescimento de 270% nos pedidos on-line em supermercados e 85% de pedidos em aplicativos de entrega e englobam os itens dessa categoria. Pessoas que antes compravam apenas em supermercados e diretamente das lojas físicas passaram a consumir em e-commerce.

A cervejaria artesanal carioca Hocus Pocus é um exemplo de negócio que surfou a onda dessa migração. Com o fechamento do seu ponto de vendas, viu seu faturamento ir a quase zero, mas ao mesmo tempo observou o aumento da demanda de pedidos on-line, que antes era minoria. Diante desse desafio, a empresa se obrigou a migrar para a venda digital do dia para a noite. Adotou algumas soluções da Stone Co. e viu o que era apenas 5% de faturamento correspondente ao comércio digital saltar para 92%. Com essa experiência, decidiram investir em um e-commerce e seguir nas vendas multicanais.

O estudo também aponta a evolução de outros setores, como o de vestuário que teve aumento de 90% na média do volume transacionado semanalmente, seguido por beleza, que aumentou 100% com a venda de produtos de autocuidado, já as pequenas e micro empresas que prestam serviço de beleza estavam de portas fechadas.

Durante a pandemia, o e-commerce também colaborou no aumento de demanda para o setor de logística e transporte, que faturou 120% a mais por semana. Segundo o Movimento Compre & Confie, que analisa e mensura a reputação de lojas on-line, o comércio digital no Brasil cresceu 71% entre fevereiro e março de 2020, se comparado com o mesmo período de 2019. Esse crescimento ajuda a puxar outros setores da economia, como nesse caso.

Em compensação, alguns setores sofreram quedas significativas. Turismo e Eventos foram os que mais sofreram com as quedas de volume de pagamento que chegaram a -90% em ambos os casos. Apesar de grandes eventos terem sido prejudicados, a pesquisa aborda também os fornecedores menores que sofreram perdas significativas com eventos particulares como casamentos, formaturas, festas de 15 anos, bodas e noivados.

Os dados completos do estudo podem ser encontrados no e-book gratuito "2020: A Revolução Digital do Varejo", produzido pelo Pagar.me e que traz a porcentagem de crescimento ou queda da média semanal do TPV (Volume Total de Pagamentos) de cada setor, comparando o período pré-pandemia com o de isolamento social. As datas consideradas são: 06/01 a 16/03 (para pré-pandemia) e 23/03 a 20/06 (para isolamento social). A base da análise foram os dados transacionais apurados por meio das soluções digitais da Stone Co., que hoje representam 51% de todo e-commerce brasileiro.

Sobre o Pagar.me

O Pagar.me é uma empresa que oferece soluções completas para venda por e-commerce, gestão financeira, marketplace e link de pagamentos, e faz parte do grupo Stone Co. Especializada no mercado de pagamentos, está desde 2104 desenvolvendo produtos para oferecer praticidade à vida do empreendedor, cuidando da parte burocrática enquanto ele foca no negócio.

Sobre a Stone Co.

Listada na Nasdaq desde outubro de 2018 e representada pelas marcas Stone, Pagar.me, Mundipagg, Equals e Cappta, a Stone Co. oferece tecnologias inovadoras de reconciliação e pagamento para e-commerce, checkout intuitivo, plataforma de marketplace e gateway de pagamento flexível, proporcionando maior conversão de vendas. O objetivo da Stone.co é facilitar a vida do empreendedor brasileiro e ajudá-lo a vender mais, impulsionar e gerenciar seus negócios de forma transparente e com atendimento personalizado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar