Brasil,

Scalping: conheça a modalidade arriscada de trade que busca maximizar ganhos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Pixabay Pixabay

O mercado de ações oferece uma série de possibilidades para quem deseja investir seu dinheiro e ter retorno acima da média. E isso não diz respeito apenas a estratégias de longo prazo. Existem outras formas de alcançar rentabilidade na Bolsa de Valores.

É nessa lógica que aparecem operações como o Day Trade, que, inclusive, abarca modalidades específicas, como o chamado Scalping.

Basicamente, esta modalidade coloca o investidor diante de oportunidades de retorno ainda mais ágeis como contrapartida a uma exposição maior ao risco. Isso ocorre por se tratar de uma atividade concentrada em curtíssimo espaço de tempo.

Tecnicamente, o Scalper é alguém que observa a movimentação do mercado, identifica oscilações rápidas e faz dessa ação pontual a sua estratégia na compra e venda de ativos.

A ideia é que suas operações se concentrem no máximo durante um dia, mas com diferentes entradas e saídas que duram apenas alguns segundos. Com um maior volume de negociações curtas, o Scalper tem como ganhar mais dinheiro.

A diferença em relação ao Day Trader tradicional é que, neste caso, o investidor faz uma única operação enquanto o Scalper pode fazer dezenas delas para conseguir uma pontuação igual ou até maior no fim do dia.

O risco na renda variável

É válido destacar que para investir em renda variável é preciso maior tolerância ao risco do que na renda fixa. Consequentemente, isso faz do Scalping, que é uma modalidade de Day Trade, uma ação de altíssimo risco.

O que explica essa característica é a quantidade de transações que o especialista responsável faz ao longo do dia para ter resultados.

Se no Day Trade duas ou no máximo três operações diárias já configuram considerável exposição ao risco em relação a outras abordagens, no caso do Scalper, como isso se multiplica por 30, 40 e até 50 vezes, ele se torna muito maior.

Para atuar nesse tipo de abordagem, obviamente, é recomendável que o Scalper tenha excelente preparo, tanto técnico quanto emocional, para lidar com as situações de estresse naturais ao seu trabalho.

O domínio da análise técnica e do Tape Reading são tidos como essenciais na busca por melhores resultados nesse contexto.

A atuação do Scalper

A necessidade de preparo tem a ver com as práticas mais recorrentes na rotina dos Scalpers. Entre elas está a da alavancagem, técnica comum quando o objetivo do investidor é multiplicar sua rentabilidade em alguma movimentação por meio de endividamento.

Os traders com perfis mais arrojados e maior predisposição ao risco conseguem aumentar seu potencial de ganho de maneira considerável com esta opção.

A questão é que o dia a dia do Scalper é tomado por incertezas. Assim, é preciso que o investidor tenha em mente que o ativo que trouxe um retorno significativo no dia anterior já não é mais o mesmo no dia seguinte, e sempre será necessário recomeçar todo o processo na busca por oportunidades interessantes.

Na prática, a ação do Scalper Trade é observar intenções de compra e venda usando o book de ofertas. Esse é um sistema que apresenta os preços dos ativos, a quantidade deles e os responsáveis pelas ofertas.

Ao fazer um acompanhamento preciso dessas informações e dispondo de conhecimento técnico e de Tape Reading, o Scalping tem como embasar sua tomada de decisão rapidamente e gerar resultados prevendo movimentações na Bolsa.

Com boas técnicas de identificação de períodos de preço, o operador tem como encontrar ativos promissores no pregão e esperar o momento certo para entrar ou então sair dele.

Para tanto, traders mais avançados contam com recursos como plataformas de investimentos direcionadas para esse tipo de operação - o GTrader é um exemplo.

Além disso, é fundamental trabalhar com um plano, executando uma gestão de risco adequada, na qual o tamanho dos lotes é calibrado de acordo com os alvos.

Também é importante praticar no simulador, uma vez que isso permite ganho de experiência para o investidor antes dele assumir o risco no ambiente da Bolsa de Valores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar