Eldorado, braço de investimentos ligado ao Grupo DMCard, adquire 40% da fintech de antecipação de recebíveis Capittale

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Antonio Montano
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Fundada em 2018, fintech contabilizou quase R$ 200 milhões em antecipações até o final do ano passado. Com a entrada da Eldorado e o cenário econômico favorável para o setor, a projeção é chegar a R$ 500 milhões movimentados até o final deste ano e acima de R$ 1 bilhão até dezembro de 2021

A Eldorado, empresa que é o braço de investimentos do Grupo DMCard, entrou pela primeira vez no segmento de antecipação de recebíveis adquirindo 40% da Capittale. Uma fintech que, antes mesmo do aquecimento do setor impulsionado pela pandemia do coronavírus, já apresentava resultados rápidos e acima da média. Um reflexo da minimização da burocracia, comum ao negócio, e da busca constante em agregar benefícios e valor ao trabalho nas duas pontas da transação: fornecedores com acesso a menores taxas e empresas encontrando melhor rentabilidade com menores riscos.

Constituída em maio de 2018 pelos empresários Fábio Fernandes e Marcos Creazzo, a Capittale teve como primeiros clientes as redes supermercadistas, um meio que tradicionalmente valoriza quem conhece e compreende as particularidades do ramo. “Quando começamos atender a essas redes e seus fornecedores, muito rapidamente trouxemos seus princípios para a nossa cultura organizacional”, destaca Fernandes. “Por exemplo, conseguimos nos isolar da concorrência no ecossistema das fintechs ao conciliar a tecnologia com o capital humano, com a negociação olho no olho. Algo que os empresários e proprietários do varejo alimentar ainda consideram essencial”, explica Creazzo.

Com isso, ao final de 2019 e passado pouco mais de um ano de vida, a Cappitale já somava um montante de quase R$ 200 milhões em adiantamentos, em mais de 4,5 mil operações fechadas com cerca de R$ 5 milhões em descontos em negócios intermediados por eles. Com a chegada da Eldorado o cenário econômico favorável ao setor de antecipação de recebíveis, a meta é movimentar mais R$ 300 milhões este ano e R$ 600 milhões no ano que vem, chegando ao final de 2021 totalizando R$ 1,1 bilhão em adiantamentos realizados.

Alta Rentabilidade para as empresas e sem riscos

Além da especialidade no setor varejista, outro fator que tornou a fintech atrativa à Eldorado foi a rentabilidade alcançada pelos clientes. Quando uma empresa assume a antecipação de recebíveis com a Capittale, a rentabilidade alcançada é acima de 700% do CDI sem risco, muito acima da média do mercado. Além disso, elas têm zero custo de investimento e zero custo fixo, ou seja, não há cobrança de qualquer valor de investimento inicial, por sistema, manutenção ou carência de contrato.

“Devido ao cenário econômico atual do país, a antecipação de recebíveis tem se consolidado como uma importante ferramenta para fazer a roda do crédito girar no segmento varejista. Afinal, sabemos que os fornecedores estão com dificuldades em conseguir crédito. Ao optar pela antecipação com a fintech, o varejo, em especial o alimentar, alcança uma remuneração para o seu cash flow bem acima do CDI que hoje está em 2,00% ao ano nas opções mais inteligentes sem risco, e ainda ajuda a sua cadeia de suprimentos com credito barato”. conta Denis Correia, CEO do Grupo DMCard

"A Capittale trouxe uma rentabilidade que não conseguíamos trabalha-la para gerar valor, pois nosso negócio não é antecipação de fornecedores, com a ajuda deles conseguimos agregar este resultado para o caixa com pouco trabalho interno e sem investimento ou custo fixo no projeto", diz Sandro Antoun Diretor Comercial do Semar Supermercados.

Juliano Eckhardt, CFO do Barbosa Supermercados, outro cliente da Capittale, destaca a parceria entre a fintech e o varejo. Eles trouxeram solução financeira tanto para o supermercado quanto para seus fornecedores. É excelente já que as operações são feitas com taxas bem menores que a dos bancos e o retorno financeiro para a rede de supermercados é muito bom”

Como a Eldorado faz parte do grupo DMCard, é muito natural que a Capittale seja acionada para dar suporte aos clientes DMCard na estruturação de antecipação a fornecedores, o que já ocorreu com três grandes varejistas. “Ao serem apresentados a Fintech, não tiveram dúvidas em iniciar os trabalhos com a Capittale pelo forte relacionamento adquirido em 18 anos da DMCard neste segmento”, diz Correia.

“Acreditamos que unir forças com foco em um único segmento, conseguimos agregar muito valor para o varejo, e é isto que temos feito nos últimos anos, inclusive por meio investimentos em sociedade, como a Propz, e de aquisições, como a Infocards e agora a Capittale. Assim, estamos colocando em prática um grande propósito do grupo, que é ajudar o varejo e vender mais e rentabilizar cada vez mais o seu negócio”, conclui o CEO do Grupo DMCard.