Brasil,

Clientes de redes sociais colocam bancos em risco

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Edilma Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

CLM e AppGate recomendam educar os usuários de serviços bancários e ter proteção digital eficiente, especialmente para eliminar o 'phishing'

Em meio a tantos anúncios recentes de ataques e violações sofridos por instituições financeiras, a CLM, distribuidora latino-americana dedicada à segurança da informação, e a AppGate, empresa de cibersegurança que fornece soluções com base no princípio Zero Trust, confiança zero, alertam que informações e dados publicados nas redes sociais por clientes de bancos podem ser usados ​​por criminosos cibernéticos. “Educar os usuários e ter proteção digital eficiente permitem eliminar as tentativas de 'phishing', logo no início, reduzindo seu impacto,” advertem.

As companhias ressaltam que quando os clientes divulgam informações sobre suas vidas na internet, elas podem impactar potencialmente o banco, a cooperativa de crédito ou a empresa de investimento com a qual estão conectados. Isso ocorre porque os cibercriminosos rastreiam alguns aspectos de sua atividade online, como nome de usuário, data de nascimento, transações eletrônicas e como usam as mídias sociais. O objetivo desses criminosos é realizar ataques cibernéticos direcionados para roubar a identidade das pessoas e obter lucro.

Como explica o vice-presidente da AppGate para a América Latina, David López: “Se o cliente de um banco compartilhar detalhes como nome ou o local de nascimento de seu animal de estimação nas redes sociais, é possível que ele esteja fornecendo involuntariamente, a atores maliciosos, respostas às suas perguntas sobre segurança bancária. De posse dessa informação, o atacante pode assumir o controle da conta da vítima e sacar todo dinheiro. Isso representa não apenas uma ameaça financeira para o indivíduo, mas também uma ameaça econômica e de reputação para a instituição financeira. Para evitar esses atos, as instituições financeiras precisam trabalhar com seus clientes para reduzir ao máximo a sua “pegada digital”, e grande parte disso se resume em educar as pessoas sobre a real privacidade dos seus dados.”

O diretor de produtos da CLM, Gabriel Camargo, conta que, se não bastassem violações como o do maior banco digital dos EUA, o Dave, que teve 7,5 milhões de registros de usuários, associados a três milhões de endereços de e-mails, vazados. E das contas da poupança social da Caixa, acessadas por hackers apesar dos múltiplos sistemas de segurança que o banco possui, entre outros casos, um novo malware bancário. O BlackRock, descoberto por pesquisadores de uma empresa de segurança móvel chamada ThreatFabric, rouba credenciais de aplicativos bancários e outros usados para facilitar a comunicação, compras e negócios. 337 aplicativos Android, dentre os quais estão apps de namoro, redes sociais e de criptomoeda, foram atingidos,” esclarece.

Ainda segundo Gabriel Camargo, muitas dessas ocorrências têm em comum o uso de dados publicados pelos próprios clientes. Tanto que a Caixa recomenda que os clientes usem os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhem informações pessoais.

O diretor regional no Brasil da AppGate, Eraldo Schiola, explica que qualquer atividade digital deixa um rastro de informações, que também é chamado de “pegada digital”. “À medida que a presença online de uma empresa aumenta, é mais fácil aos cibercriminosos atacá-la para obter ganhos financeiros. As organizações, especialmente as do setor financeiro, precisam considerar como a ‘pegada digital’ de seus clientes pode ser a principal causa de muitos ataques de fraude. Antes que isso aconteça, elas devem entender como a presença online de um cliente pode levar ao controle da conta,” salienta Schiola.

Para fazer frente a essas vulnerabilidades o AppGate SDP, solução que define o perímetro de defesa por software e a suíte de proteção contra fraude digital da AppGate, o Digital Threat Protection, distribuídos na América Latina pela CLM, ajudam as empresas a eliminar o 'phishing' assim que ele é ativado e a reduzir seu impacto nos clientes.

O Digital Threat Protection detecta, bloqueia e remove mais de 50% das ameaças externas, em um terço do tempo, com o Detect Monitoring Service. Além disso, a solução combina cobertura abrangente, detecção e inteligência contra fraudes e desativação automática. “Desenvolvemos o Digital Threat Protection com uma abordagem única de combate a ataques desde sua origem, permitindo que as organizações se concentrem no futuro e não no medo da fraude,” assinala Schiola.

Lembrando que as tecnologias da AppGate se baseiam na arquitetura de segurança Zero Trust, que rastreia e provê total controle sobre quem pode acessar os sistemas e os dados corporativos, de forma a impedir acessos mal intencionados.

"As instituições financeiras precisam ter uma postura defensiva; ferramentas para detectar e responder a possíveis crimes de informática e trabalhar para eliminar o 'phishing' assim que ele for ativado e reduzir o impacto que ele causa aos clientes. A Proteção contra ameaças digitais da AppGate ajuda as empresas a fazerem isso, identificando e removendo ameaças online, como páginas de phishing, campanhas de mídia social e publicidade maliciosa; tornando-a uma ferramenta fundamental para a ser usada,” finaliza o diretor da CLM, Gabriel Camargo.

Sobre CLM

CLM é um distribuidor Latino Americano de Valor Agregado com foco em segurança da informação, proteção de dados, infraestrutura para data centers e cloud. A empresa distribui soluções de fabricantes líderes de mercado como A10 Networks, Allot, AppGate, Arista, Awingu, Barracuda Networks, Bitglass, Hillstone Networks, Kemp Technologies, Lenovo, Nutanix, Picus Security, Proofpoint, Pure Storage, Radware, SentinelOne, Varonis e Thales. Com sede em São Paulo, a empresa possui subsidiarias nos EUA, Colômbia, Equador e Peru. Com extensa rede de VARs na América Latina e enorme experiência no mercado, a CLM está constantemente em busca de soluções inovadoras e disruptivas para fornecer cada vez mais valor para seus canais e seus clientes. www.CLMX.solutions

Sobre a AppGate

A AppGate é a empresa de acesso seguro que fornece soluções de segurança cibernética para pessoas, dispositivos e sistemas com base nos princípios de segurança Zero Trust. A AppGate atualiza os sistemas de TI para combater as ameaças cibernéticas de hoje e de amanhã. Por meio de um conjunto de produtos diferenciados de segurança em nuvem e híbridos, a AppGate permite que as empresas se protejam de maneira fácil e eficaz contra ameaças cibernéticas. A AppGate já protege mais de mil organizações em todo mundo, governos e empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar