Brasil,

Conheça o ETFs e saiba por que ele é ideal para quem não tem experiência com bolsa de valores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Medo de investir em ações? Conheça os ETFs

Fonte: Pxhere

A renda fixa sempre foi uma boa opção para o investidor com objetivos mais conservadores, como a formação da reserva de emergência. Já o mercado de renda variável oferece um potencial bem maior de retorno para o investidor, embora apresente mais riscos.

De acordo com estudo divulgado pela B3, o número de pessoas físicas investindo na Bolsa dobrou no período de um ano, saltando de 1 milhão em abril de 2019 para 2 milhões em abril de 2020.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) - que aponta o destaque que as ações têm apresentado neste cenário - o investidor brasileiro pode estar com maior disposição ao risco. Isso porque as ações têm sido vistas como investimento atrativo neste cenário de juros baixíssimos, o que compromete a rentabilidade da renda fixa.

Entretanto, nem sempre é fácil se inserir no mercado de ações, visto que exige maior tolerância ao risco, principalmente para o investidor iniciante. É nessa lógica que ativos como as ETFs aparecem como alternativa.

O que são ETFs

Exchange Traded Funds (Fundos negociados em Bolsa), são investimentos que seguem índices listados na Bolsa de Valores, seja do Brasil ou do exterior.

Funciona da seguinte maneira: existem índices que servem como referência para que o investidor saiba se a Bolsa opera em alta ou em baixa. O IBOVESPA e é composto pelos ativos de maior destaque dentro da Bolsa.

O ETF BOVA11, por exemplo, está baseado nos 11 melhores papeis do IBOVESPA, enquanto o BRAX11 é composto pelas 100 ações mais negociadas na B3. O ETF, portanto, segue um índice específico, de maneira a dar ao investidor a possibilidade de investir em diversos ativos de destaque sem precisar investir em cada ação separadamente.

Porque os ETFs podem ser alternativas ao mercado de ações

Os ETFs não deixam de ser um investimento em ações, embora sejam mais fáceis de serem manejados. Por serem fundos de investimento, eles não fazem do investidor um acionista das empresas, mas sim, um cotista.

Na prática, é como se o investidor adquirisse uma cesta de ativos com rentabilidade atrelada a determinado índice. Sua participação no fundo depende da sua disponibilidade financeira e de quantas cotas adquire.

Investindo em uma cota de ETF, o risco de cada ação pode ser diluído dentro do conjunto e o investidor não precisa se preocupar com o sobe e desce de cada papel em separado. Por isso, para quem está pensando em entrar no mercado de ações, mas ainda tem medo dos riscos envolvidos, o ETF pode ser um caminho para começar.

Para quem o ETF é indicado

Em geral, o investidor que está dando seus primeiros passos na Bolsa de Valores pode investir em ETF para saber exatamente como funciona esse ambiente, aportando no mercado de ações sem precisar ter tanta experiência no mercado financeiro.

Logo, é um ativo compatível com o investidor intermediário, que está em busca de diversificação de investimentos e tem mais tolerância ao risco, comparado ao investidor de perfil conservador.

Especialmente para quem tem interesse no mercado estrangeiro, existem ETFs atrelados a índices de países como os Estados Unidos e Reino Unido, onde estão algumas das empresas mais apreciadas do mundo.

Investindo em ETF, portanto, é possível aplicar em empresas como Amazon e Google sem a necessidade de abrir uma conta em corretoras estrangeiras.

O ETF de renda fixa

O mercado oferece ainda a opção de investir em ETF de renda fixa. Neste caso, o parâmetro deixa de ser um índice na Bolsa de Valores e passa a ser um índice como o IPCA, por exemplo. Apesar de estarem atrelados a indicadores de renda fixa, eles também são negociados na Bolsa de Valores.

Pode ser uma boa alternativa para quem pretende diversificar investimentos em renda fixa de maneira facilitada, ou seja, sem precisar se dedicar a cada ativo presente no mercado.

Como investir em ETFs

Na prática, investir em fundos de índice pode ser entendido como um primeiro passo no mercado de renda variável, mesmo que se opte por um ETF de renda fixa.

Os ETFs se apresentam como uma possibilidade a mais para o investidor, principalmente aquele que ainda não se enquadra em um perfil tido como arrojado. Isso se deve a benefícios como a diversificação simplificada, flexibilidade e baixo custo. É possível encontrar no mercado ETFs cuja cota custa em torno de R$ 60. O lote mínimo de compra é 10 cotas.

O investimento em ETFs pode ser feito por meio do Home Broker das corretoras de valores, de forma 100% on-line.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar