4 Investimentos Alternativos inovadores para diversificar seu portfólio

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marciel Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

4 Investimentos Alternativos inovadores para diversificar seu portfólio

Categoria de investimentos alternativos tem aparecido de forma cada vez mais frequente na carteira de investidores qualificados em todo o mundo.

Nos dias atuais, está que uma boa estratégia de diversificação de carteira é fundamental para proporcionar segurança ao seu patrimônio e manter sua capacidade de gerar rentabilidade no longo prazo, principalmente em um cenário de Selic a 2,25% a.a.

Afinal, a volatilidade do mercado financeiro constrói novos cenários todos os dias, e estar preparado para enfrentar cada um deles é um grande desafio para investidores de sucesso. Pensando nisso, a Bloxs Investimentos listou 5 tipos de investimentos alternativos inovadores, seguros e contemporâneos para você diversificar seu portfólio nos próximos anos.

1 - Ativos Florestais

Os ativos florestais consistem em uma gama de diferentes tipos: florestas plantadas estabelecidas principalmente para a produção de madeira; florestas naturais e semi-naturais com o manejo voltado para a produção de madeira; produtos não-madeireiros; sequestro de carbono e conservação da biodiversidade. Esses ativos consistem tipicamente do estoque crescente de floresta em pé e eventualmente da própria terra.

Os Investimentos Florestais (representado pelo índice NCREIF Timber), desde seu surgimento, tem apresentado retornos consideravelmente maiores do que os de outras classes de ativos.

O investimento florestal é considerado uma ‘classe de ativos’ há relativamente pouco tempo. Investidores institucionais dos Estados Unidos começaram a fazer alocações em ativos florestais no início dos anos 80.

Hoje estima-se que investidores institucionais possuam atualmente dezenas de bilhões de dólares alocados em investimentos florestais em todo o mundo, e o Brasil pela sua alta produtividade não poderia estar fora do radar.

De acordo com a NCREIF (Conselho Nacional dos Investimentos Imobiliários dos EUA), esses dois fluxos de renda têm gerado retornos anuais de 11-12% nos últimos 25 anos para quem investe neste ativo real.

Exemplo de captação no Brasil:

Os investidores que participaram do projeto FLORESTAL DE EUCALIPTO I na região do Mato Grosso do Sul, com contrato de intenção de compra já firmado com grande indústria da região e corte previsto para novembro de 2022, terão rentabilidade de Rentabilidade de 16.08% a.a. ao Todo a empresa captou R$ 866.667.

2 - Ativos de Energia

Este é um segmento cobiçado e alvo de grandes investidores. Atualmente, o setor elétrico é dividido em 3 grupos principais: geração, transmissão e distribuição. A responsável por regular esse sistema é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Para quem deseja investir no segmento de energia a forma mais fácil ,até então, seria comprar ações do setor listada na Bolsa, mas não é disso que estamos falando aqui. A geração de energia é a que mais necessita de investimentos relevantes para as suas operações.

Já o setor de transmissão remunera as empresas de acordo com a disponibilidade de serviço – e não pelo volume transportado, o que garante receitas mais previsíveis, tornando o setor interessante para os investidores. Por fim, o segmento de distribuição é grande e complexo e depende da demanda dos consumidores e ainda precisa lidar com o fator de inadimplência.

Hoje, existem formas do investidor ter um ativo de geração de energia diretamente e obter com isso retornos recorrentes proveniente da geração de fluxo de caixa do projeto. A rentabilidade desse tipo de oportunidade tem girado em torno de 15% a.a.

Exemplo de captação no Brasil:

A segunda oferta pública para captação de recursos do Projeto - Solar21, teve o objetivo de viabilizar a construção de usinas fotovoltaica para a geração local que suprirão condomínios residenciais em Brasília e Salvador oferecendo desconto de até 30% na conta de luz através de contratos de aluguel de longo prazo.

As operações de equity serão abertas no dia 06 de abril de 2020.

3 - Inovações do Mercado Imobiliário

Quando se trata de finanças, um dos maiores mercados globais é o de investimento imobiliário. No final de 2017, o valor do mercado imobiliário mundial atingiu 280,6 trilhões de dólares e, por qualquer medida, os imóveis são, de longe, a mais significativa reserva de riqueza, representando mais de três vezes e meia o PIB do mundo.

Obviamente, os mercados imobiliários globais são um ótimo lugar para a implementação de novas tecnologias para avançar em um mundo de velhas estratégias de investimento.

Os empreendimentos Fintech e Proptech estão capitalizando a indústria imobiliária tradicional através do desenvolvimento e implementação de inovações em blockchain e cryptoasset. A proposta é avançar em investimento imobiliário de formas que não podem ser subestimadas.

Sobre isso, como empreendedor Proptech, Certified Blockchain Expert e Certified Smart Contract Developer, com uma previsão ousada: até 2025, a maioria dos investimentos imobiliários globais será emitida como ofertas simbólicas de ativos (TAOs) e mantida como cryptoassets, especificamente tokens de segurança. A consequência é que não haverá intermediários financeiros, como bancos.

Exemplo de captação no Brasil:

Com o avanço dos Investimentos Imobiliarios Alternativos é a primeira oferta pública no segmento de residenciais estudantis na construção do primeiro STUDENT LIVING no Brasil. A captação foi idealizada pela Invesquad, empresa de desenvolvimento imobiliária para renda, detentora da marca ROOM MATE para gestão de STUDENT LIVINGS, via Bloxs Investimentos, plataforma de investimentos alternativos regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

4 - Pecuária de corte

A pecuária é uma atividade econômica presente no Brasil desde os tempos coloniais. A ampla extensão de terra e abundância de água em diversas regiões do território brasileiro foram fatores favoráveis à disseminação do investimento em pecuária por todo o país, em especial para o interior.

O processo de modernização da atividade no século XX trouxe novas raças de bovinos, evolução do conhecimento técnico e de padrões de qualidade em todo o processo produtivo, principalmente na saúde e nutrição dos animais. Esse aprimoramento da atividade melhorou a qualidade do produto brasileiro e contribuiu para a elevar a competitividade da nossa pecuária.

Há 10 anos, seria impensável falarmos em investir numa floresta de eucalipto ou no Agro (quem não lembra do Boi Gordo?), sem haver de um lado a tecnologia – aliada às suas possibilidades, trazidas pela internet, que nos aproxima dos negócios – e do outro, uma regulamentação séria e confiável, a qual é feita por parte da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Um estudo realizado pela Mckinsey & Company (M&C), demonstra que os custos de produção na fazenda e no processamento são menores do que a maioria dos nossos principais concorrentes, mas que os custos de transporte, de tarifas e impostos são superiores. Essa análise demonstra como políticas públicas destinadas à melhoria da logística e um discussão da questão tributária no agronegócio podem beneficiar fortemente o setor quanto à participação no mercado internacional.

Exemplo de captação no Brasil:

Segundo Carlos Pimenta, o modelo de negócios da EDAFO PEC está diretamente alinhado ao agronegócio brasileiro. Com a captação, a expectativa da empresa é obter um milhão e meio de reais com prazo de vencimento e pagamento 12 meses, onde, no cenário otimista o retorno projetado pode chegar em de 16,77% a.a.

“Por se tratar de ciclo curto, a pecuária garante melhores retornos e possibilita maiores ganhos. Vale ressaltar que o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, com mais de 215 milhões de cabeças de gado, o que será outra vantagem aos investidores, já que o retorno irá variar em função do preço médio de venda destes animais aos frigoríficos (R$/arroba)”,finaliza.

Você pode conferir essas e outras informações no Guia de Investimentos Alternativos para tirar todas as dúvidas frequentes sobre esse modelo de investimento.

Sobre a Bloxs Investimentos

A Bloxs Investimentos é a Primeira Plataforma de Investimentos Alternativos do Brasil e tem a missão de fornecer acesso fácil a investimentos alternativos de alta qualidade, antes restrito a investidores institucionais, Family Offices e clientes Ultra High. Tudo isso 100% online e com a segurança de um mercado regulado e autorizado pela CVM, de acordo com a instrução 588. A plataforma funciona como um crowdfunding.