Brasil,

A chance de pagar uma conta do século XIX

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secovi-SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Caio Portugal*

Em sua história recente, o Brasil venceu uma série de deficiências na sua capacidade de investir em infraestrutura, aliando regras claras, o cumprimento de contratos e o consórcio dos investimentos públicos e privados, com regulação adequada pelo Estado.

Como exemplo, temos a infraestrutura das telecomunicações. O fim da proibição que existia na Constituição Federal em 1995, com a emenda que possibilitou a exploração desse serviço público essencial por meio do mantra “universalização do serviço x concorrência com capital privado”, propiciou investimentos vultosos, que hoje fazem gerações inteiras não saberem para que servem os telefones fixos.

Por outro lado, o marco regulatório da distribuição e geração de energia elétrica, que igualmente obteve emenda à Constituição no mesmo sentido, foi indevidamente congestionado pelo apagão de 2001, o qual interferiu enormemente nas regulações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e mesmo de outros dispositivos legais, não permitindo o desenho inicial pretendido em 1995 – concorrência entre as distribuidoras de energia, sem se ater aos limites territoriais, tal qual acontece na telefonia móvel.

Em 24/6 deste ano, o Senado Federal aprovou o PL 4162/2019 (Marco Regulatório do Saneamento Básico) e inaugurou, espera-se, uma regulação para finalmente acabarmos com a grande demanda do século XIX e que envergonha a todos nós: a inexistência de água tratada e esgoto para mais de 100 milhões de brasileiros.

Entretanto, é preciso que se resolva a segurança jurídica para a devida atração de capital público e/ou privado necessário ao enorme investimento. Nesse aspecto, é fundamental que erros cometidos na regulação dos serviços de distribuição de energia elétrica não sejam replicados nessa importante infraestrutura da cidadania. Como naquele marco regulatório, há ações de curto e médio prazo às quais a sociedade toda deverá se ater.

Em curto prazo, que a Presidência da República não aplique veto ao dispositivo que dá transparência aos investimentos dos empreendedores privados em obras de saneamento que seriam de responsabilidade do poder concedente ou seus concessionários. Esse dispositivo, mais do que garantir a correta responsabilização, dará a clareza aos planos de universalização de saneamento básico, tarifas, prazos, cronogramas, contratos de concessão etc. Tais elementos foram negligenciados ou pouco cristalinos na regulação das distribuidoras de energia elétrica e, ainda hoje, impossibilitam que a sociedade entenda corretamente o valor da tarifa cobrada.

Em médio prazo, após a promulgação do novo marco regulatório, a sociedade deve acompanhar e colaborar para que tenhamos uma agência reguladora do saneamento básico (ANA) com um corpo técnico ágil, competente e, acima de tudo, que os atos de regulamentação dos cronogramas de investimento, e dos critérios de concessão, sejam facilmente compreensíveis por gestores públicos e cidadãos. E mais: com segurança jurídica, garantindo que aqueles que aportarem capital terão por parte dos Poderes Executivos, e, principalmente, do Poder Judiciário, respeito ao cumprimento dos contratos em seus dois balizadores: deveres e direitos.

O Secovi-SP, a AELO e as entidades da mobilização empresarial Reformar para Mudar estão empenhados em promover as ações da sociedade civil em prol da reconstrução do Brasil com vista ao desenvolvimento sustentável. O marco do saneamento é a resposta para diminuir a desigualdade social e pagar uma conta que vem desde o século XIX.

* Caio Portugal é presidente da Aelo (Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano) e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar