Pesquisa da Capital Research revela que 70% das pessoas pretendem investir em 2020 e que 41% consideram a poupança

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovana Iniesta
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Para democratizar o acesso às informações sobre investimentos, Casa de análises abriu sua plataforma, com mais de 150 conteúdos, e lança newsletter nesta quarta-feira

Uma pesquisa realizada recentemente pela casa de análises Capital Research, com 2.500 pessoas, de todas as regiões do Brasil, mostrou que 70% dos brasileiros pretendem investir em 2020. Dos 30% que disseram não ter a pretensão, as “condições financeiras” aparecem como o principal motivo (52%) para não o fazer. Já “outras prioridades” são a segunda principal razão, com 38%.

No entanto, apesar do alto índice de intenção de investimento, o tipo de investimento que atrai 41% dos respondentes é a poupança. Ações aparecem em segundo lugar, com 38%. “Notamos que embora exista a intenção de investir, boa parte das pessoas ainda dá preferência à tradicional poupança, que bateu recorde, no mês de maio, com captação líquida de R$ 37,2 bilhões, segundo o Banco Central. Diante disso, entendemos que boa parte das pessoas tem um perfil conservador de investimento e que há um déficit de educação financeira no Brasil, pois há outras opções de risco tão baixo quanto o da poupança, mas com rentabilidades bem mais interessantes”, afirma Samuel Torres, analista-chefe da Capital Research, empresa do grupo Red Ventures.

À luz dos acontecimentos recentes que envolvem a batalha de bancos e corretoras pela preferência dos investidores, o levantamento da casa também revelou que as pessoas ainda estão divididas quanto às plataformas de investimento: 44% disseram investir seu dinheiro pelo aplicativo do banco e 37% pelo app da corretora de investimentos. “Mais importante do que saber quem está certo e quem está errado nessa batalha, o investidor deve aproveitar a oportunidade para entender como o mercado funciona. Nesse sentido, para que o investidor tome a melhor decisão possível seja de como ou com quem investir é preciso que ele tenha acesso a todas as informações, o que ainda é um desafio no Brasil”, relatou Torres.

Atenta a esse gap do mercado e a fim de democratizar o acesso às informações de qualidade sobre investimentos, a Capital Research decidiu abrir sua plataforma e se tornar a primeira casa de análises 100% gratuita do Brasil em junho. Dessa forma, todos os usuários que acessarem o portal podem visualizar todo o conteúdo da casa de análises, fundada em outubro do ano passado. São mais de 150 materiais disponibilizados gratuitamente, entre relatórios e carteiras de recomendação de analistas certificados, além de tutoriais.

Fora disso, a partir de hoje, 1º de julho, a fintech também passa a oferecer, ainda, a newsletter Capital Now, também gratuita e focada nas mesmas áreas que a casa cobre no site: ações, fundos de investimento, fundos imobiliários, renda fixa e finanças pessoais. “Nós pesquisamos as melhores experiências nacionais e internacionais de newsletter e fizemos várias rodadas de feedback com nossos usuários para reformular a nossa newsletter, que está mais abrangente, organizada e interativa. Acreditamos ser um produto completo que ainda não existia no Brasil”, afirma Breno França, editor-chefe da Capital Research, responsável pelo novo lançamento.

Tanto a newsletter quanto os conteúdos gratuitos disponíveis no site possuem uma linguagem simples, que ajuda os investidores a compreenderem conceitos complexos. A plataforma também passou por melhorias técnicas inspiradas nas interfaces dos serviços de streaming de filmes e músicas para que ela ficasse mais intuitiva para os usuários.

A empresa tem como premissa o fato de que quem precisa ganhar dinheiro é o investidor e que apenas com informação de qualidade isso é possível.

Sobre a Capital Research

A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, o qual conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup foi fundada em outubro de 2019 com a missão de entregar conteúdo relevante de forma gratuita aos seus usuários e reforçou isso ao se tornar a primeira casa de análises 100% gratuita do Brasil em junho de 2020. Na plataforma, os usuários encontram recomendações de investimentos da equipe de analistas certificados, tanto no formato de relatórios quanto por meio das carteiras de recomendação, como a Carteira Capital, a Carteira de Ações, a Carteira de Renda Fixa, a Carteira de Fundos Imobiliários e a Carteira de Fundos de Investimento. Além disso, a Capital Research disponibiliza um portfólio de tutoriais sobre investimentos no site e envia uma newsletter diária e exclusiva com as atualizações do mercado.