Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Três palavras-chave para decidir um investimento: rentabilidade, risco e liquidez

Por Jorge Castellar*

Para aqueles que estão começando a entrar no mundo dos investimentos pela primeira vez nesta era do coronavírus, notem que há uma variável em ascensão: o risco. Embora essa palavra possa não agradar como uma medida para aumentar as economias, provavelmente, fará o investidor se sentir melhor com um conceito associado: a rentabilidade. Isso porque, normalmente, quando um produto ou operação financeira tem uma alta rentabilidade, o risco costuma ser mais elevado. A terceira palavra a observar com atenção é liquidez, ou seja, a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro. Em geral, investimentos de alta liquidez terão baixa rentabilidade.

Como em todos os grandes passos da vida, antes de tomar uma decisão, é necessário identificar necessidades e objetivos. Isso vale para contextos de incerteza, como os tempos atuais, assim como para períodos mais calmos. Portanto, quem está avaliando um investimento precisa cruzar seus objetivos com essas três variáveis.

O investidor deve, por exemplo, verificar sua necessidade financeira e, ao mesmo tempo, sua disposição ao risco, em troca de um melhor desempenho. Baixo risco, boa liquidez e alto retorno do investimento são o sonho de todo investidor, mas é importante lembrar que existe uma correlação entre esses três elementos que deve ser entendida e levada em consideração.

Priorizar uma variável sobre a outra afetará esse tripé na base de cada investimento. Observar essas variáveis pode ajudar a diferenciar qual é o investimento ideal ou o que é melhor no contexto atual. Planejar um investimento para comprar uma casa não é o mesmo que planejar férias. Liquidez, rentabilidade e risco podem ser adaptados a cada objetivo, ao estilo de cada pessoa e ao contexto do momento.

Quando investimos, sacrificamos a capacidade de aproveitar nosso dinheiro hoje com base em uma meta para o futuro, seja no curto, médio ou longo prazo. O importante é priorizar. Se você não sabe ao certo quando precisará do dinheiro e deseja criar uma reserva de emergência para esse momento de incerteza, a liquidez do investimento é essencial. Por outro lado, se o objetivo é gerar uma salvaguarda para uma aposentadoria de longo prazo, a rentabilidade está no centro da decisão.

Encontrar opções que minimizem riscos e gerem retornos aceitáveis ​​pode ser mais difícil do que em outras latitudes. No entanto, as atuais ferramentas digitais abrem mais opções, com alternativas transparentes e confiáveis, que também são fáceis de operar a partir de um smartphone.

Com essa nova realidade, os intermediários clássicos do mundo dos investimentos - como os que operam na Bolsa de Valores ou nos próprios bancos - se juntaram a outros diferentes, como as empresas Fintech, que oferecem outras alternativas, às vezes, mais simples. Para analisar cada opção, seja ela inovadora ou não, devemos sempre incluir estas três palavras: liquidez, risco e rentabilidade. O futuro de nossas economias, fruto de nosso esforço, depende disso.

Mestre em Economia, MBA em Finanças e Diretor Global de Vendas na Bricksave


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS