Estudo com 26 países revela que IA é o caminho para melhorar a produtividade no setor público
Levantamento feito com 1.550 servidores aponta que 66% das instituições públicas já utilizam inteligência artificial para análise preditiva.
Um novo estudo internacional conduzido pelo Economist Impact com mais de 1.550 servidores públicos de 26 países, incluindo o Brasil, mostra que a produtividade no setor público depende cada vez mais da combinação entre tecnologia e mudanças estruturais nas instituições.
O relatório Reimagining the Future of Public Sector Productivity identificou que 60% dos entrevistados apontam o redesenho organizacional como a estratégia mais eficaz para melhorar a produtividade, seguido de transformação digital, indicado por 58%.
A inteligência artificial surge como um dos motores dessa transformação: 66% das organizações públicas já exploram o uso da IA para análises preditivas, com foco na antecipação de riscos e planejamento preventivo.
Também, 54% usam IA para monitoramento de ciberameaças e prevenção de fraudes, em um cenário crescente de ataques a infraestruturas críticas e desvios de recursos.
A satisfação dos servidores (58%) e dos cidadãos (56%) aparece como principal métrica para avaliar os ganhos de produtividade, indicando que o impacto da inovação só se consolida quando melhora a entrega dos serviços públicos.
“Uma em cada cinco pessoas no mundo trabalha no setor público, então qualquer avanço em produtividade e eficiência se transforma em impacto econômico e social. A maneira como o Estado organiza seus processos e usa tecnologias define não só a qualidade dos serviços públicos, mas também o ritmo de desenvolvimento do país”, explica o CEO e fundador da Aprova, Marco Antônio Zanatta.
Apesar de resultados positivos, o estudo revela um dado preocupante: apenas 14% dos servidores públicos afirmam participar ativamente da escolha das tecnologias adotadas em suas instituições.
A baixa inclusão de gestores e equipes na tomada de decisão contribui para resistência interna e dificulta a implementação de soluções realmente eficazes.
Além disso, 70% dos órgãos só adotam novas tecnologias depois que outras instituições comprovam seus resultados, o que reforça a necessidade de planejamento estruturado e realismo na transformação digital.
Sem isso, as tecnologias perdem valor, criam atritos e podem comprometer o funcionamento do serviço público.
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