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Estudo com 26 países revela que IA é o caminho para melhorar a produtividade no setor público

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A satisfação dos servidores (58%) e dos cidadãos (56%) aparece como principal métrica para avaliar os ganhos de produtividade. - Crédito: Assessoria A satisfação dos servidores (58%) e dos cidadãos (56%) aparece como principal métrica para avaliar os ganhos de produtividade. - Crédito: Assessoria

Levantamento feito com 1.550 servidores aponta que 66% das instituições públicas já utilizam inteligência artificial para análise preditiva.

Um novo estudo internacional conduzido pelo Economist Impact com mais de 1.550 servidores públicos de 26 países, incluindo o Brasil, mostra que a produtividade no setor público depende cada vez mais da combinação entre tecnologia e mudanças estruturais nas instituições.

O relatório Reimagining the Future of Public Sector Productivity identificou que 60% dos entrevistados apontam o redesenho organizacional como a estratégia mais eficaz para melhorar a produtividade, seguido de transformação digital, indicado por 58%.

A inteligência artificial surge como um dos motores dessa transformação: 66% das organizações públicas já exploram o uso da IA para análises preditivas, com foco na antecipação de riscos e planejamento preventivo.

Também, 54% usam IA para monitoramento de ciberameaças e prevenção de fraudes, em um cenário crescente de ataques a infraestruturas críticas e desvios de recursos.

A satisfação dos servidores (58%) e dos cidadãos (56%) aparece como principal métrica para avaliar os ganhos de produtividade, indicando que o impacto da inovação só se consolida quando melhora a entrega dos serviços públicos.

“Uma em cada cinco pessoas no mundo trabalha no setor público, então qualquer avanço em produtividade e eficiência se transforma em impacto econômico e social. A maneira como o Estado organiza seus processos e usa tecnologias define não só a qualidade dos serviços públicos, mas também o ritmo de desenvolvimento do país”, explica o CEO e fundador da Aprova, Marco Antônio Zanatta.

Apesar de resultados positivos, o estudo revela um dado preocupante: apenas 14% dos servidores públicos afirmam participar ativamente da escolha das tecnologias adotadas em suas instituições.

A baixa inclusão de gestores e equipes na tomada de decisão contribui para resistência interna e dificulta a implementação de soluções realmente eficazes.

Além disso, 70% dos órgãos só adotam novas tecnologias depois que outras instituições comprovam seus resultados, o que reforça a necessidade de planejamento estruturado e realismo na transformação digital.

Sem isso, as tecnologias perdem valor, criam atritos e podem comprometer o funcionamento do serviço público.

Para avaliar o nível de maturidade digital e prontidão para o uso de IA, acesse o material gratuito. O conteúdo apresenta orientações, os pré-requisitos essenciais e um checklist para garantir a adoção responsável da inteligência artificial no setor público.


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