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Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em prática para aproveitar vendas de fim de ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Eduarda Mattos
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Com 94% das empresas já usando inteligência artificial, o desafio agora não é implementar ferramentas de forma simples, rápida e acessível para campanhas de final de ano

A temporada de fim de ano continua sendo o período de vendas mais importante para as empresas brasileiras. Mas, em 2025, a corrida por resultados não é mais por novas tecnologias: é por ferramentas mais simples e acessíveis. O estudo Panorama de Dados 2025, da HubSpot, mostra que 94% das empresas no Brasil já utilizam ou exploram IA, mas 69% afirmam que as ferramentas são complexas e 58% enfrentam resistência interna na adoção.

Essa realidade cria um paradoxo: embora o país lidere a adoção de inteligência artificial na América Latina, a capacidade de colocá-la em prática, especialmente durante o fim do ano, quando campanhas precisam ser ajustadas diariamente, ainda é limitada. “O Brasil já tem IA. O que falta agora é simplicidade para que as equipes consigam colocar essa inteligência para trabalhar a tempo do fim do ano”, afirma Rakky Curvelo, gerente de marketing da HubSpot no Brasil.

A falta de simplicidade e aderência operacional reforça outro dado crítico da pesquisa: 36,5% das empresas brasileiras utilizam ferramentas de IA não aprovadas, o chamado “shadow AI”, que surge justamente quando as soluções oficiais são vistas como complexas demais. Pensando nisso, a especialista elenca quatro caminhos para impulsionar vendas com IA de forma simples, prática e adaptada ao ritmo acelerado de dezembro. Confira:

1 - IA como motor de ROI e eficiência operacional: Empresas que usam IA de forma estratégica relatam aumentos significativos nas taxas de conversão e reduções de custo, ganhos essenciais em um mês de alta concorrência.

2 - Personalização em tempo real: 64% dos profissionais de marketing afirmam que a personalização melhorou a experiência do cliente. Em dezembro, essa capacidade de adaptação instantânea às necessidades do consumidor é decisiva.

3 - Conteúdos rápidos para uma atenção fragmentada: Canais como TikTok (70,3%) e Instagram (71,5%) são protagonistas no Brasil. Vídeos curtos são acelerados por IA, permitindo testes rápidos e de alto alcance.

4 - Dominar a busca orientada por IA: Com até 25% do tráfego de busca sendo gerado diretamente por IA, as empresas precisam ajustar SEO para modelos de linguagem e IA generativa. Como base metodológica, a HubSpot criou um framework para a integração de times híbridos (humanos e IAs), chamado Loop Marketing, que ajuda as equipes a:

- Definir identidade e tom da marca com clareza;
- Adaptar mensagens com IA em escala e sem perder consistência;
- Amplificar conteúdo em múltiplos canais;
- Otimizar campanhas diariamente com base no comportamento real do cliente.

“Com IA, as empresas criam campanhas dinâmicas que evoluem conforme o consumidor se movimenta. Em dezembro, essa agilidade é o que realmente faz a diferença. Agora, a IA deixou de ser um diferencial e se tornou o básico, o diferencial é utilizar essa tecnologia de forma integrada e estratégica”, conclui Rakky.

Sobre a pesquisa

O "Panorama de Dados 2025", realizado pela HubSpot em 29 de julho de 2025, é um estudo que analisa o cenário de gerenciamento de dados de clientes no Brasil a partir de entrevistas com 200 profissionais de liderança de empresas de diversos portes e setores. A amostra é composta predominantemente por mulheres (57%), com idades entre 25 e 44 anos (78,5% do total), ocupando posições executivas de destaque — sendo 42% diretores e 35% gerentes — em organizações com mais de 500 funcionários (69,5%). O estudo concentra-se especialmente em profissionais do setor de Tecnologia da Informação (36%) e Bancário/Financeiro (8,5%), oferecendo um retrato detalhado e representativo de como as organizações brasileiras estão gerenciando seus dados de clientes em um contexto de transformação digital. Os achados revelam um cenário majoritariamente positivo quanto à maturidade digital e adoção de IA, embora persistam desafios relacionados à qualidade dos dados, expertise técnica e resistência à mudança.

Sobre a HubSpot

HubSpot (NYSE: HUBS) é uma plataforma de negócios que ajuda seu negócio a crescer com sucesso. A HubSpot oferece conexão perfeita para equipes de atendimento ao cliente com uma plataforma unificada que inclui hubs de engajamento alimentados por IA, um CRM inteligente e um ecossistema conectado com mais de 1.800 integrações do App Marketplace, uma rede comunitária e conteúdo educacional da HubSpot Academy. Hoje, mais de 268.000 clientes, como Nuvemshop, ESPM, Cartão de Todos, Eventbrite e Tumblr, em mais de 135 países usam a HubSpot para atrair, engajar e encantar clientes.


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